domingo, 29 de janeiro de 2012

David e Golias

David: pequeno e fraco. Não conseguiu vestir a artmadura nem levantar a pesada espada.
Golias: alto e forte. Arrogante e prepotente, sua presença causava terror a quem o visse.

Golias desafiou a todo o exército de Israel.
Ninguém ousou enfrentá-lo.

Golias zombou de David quando o viu:
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. (1 Samuel 17:42:44 ACF*)

Resposta de David:
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. (1 Samuel 17:45:47 ACF*)

O final da história já sabemos:
Um homem moço, que nunca guerreou, somente cuidou de ovelhas. Sem compleição atlética, aparentava ser presa fácil para qualquer guerreiro medíocre, enquanto mais nas mãos de Golias, um guerreiro experiente, habilidoso e extremamente forte.
E sem armadura e espada, ou qualquer arma de guerra da época, com apenas uma das mãos, lançou com sua funda uma só pedra que encravou na testa de Golias e o matou.

A confiança de Golias estava em sua força atlética, em sua experiência e habilidade como guerreiro, em suas armas de guerra. Golias pereceu junto com o que confiou.
A confiança de David estava em Deus. E este pequeno homem de aspecto comum chegou a ser rei em Israel.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9 ACF*)


*ACF - Almeida Corrigida e Fiel - Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil
0800-12-4008 - www.biblias.com.br


Paulo Cesar Semblano da Costa - 29/01/2012

"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (2 Timóteo 1:12 ACF*)


Nenhum comentário:

Postar um comentário