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(autor desconhecido - fonte: www.av1611.org)
A MÚSICA CRISTÃ DEVE LOUVAR AO SENHOR JESUS CRISTO – NÃO AO HOMEM
Você poderia pensar que este ponto é desnecessário para a música cristã. Afinal, CRISTÃO significa “um seguidor de Cristo”. E se a música for verdadeiramente cristã, deverá testificar, deverá louvar e deverá cantar sobre o Senhor Jesus Cristo.
O PROPÓSITO da música cristã é louvar ao Senhor.
“Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. Salmos 9:2.
“Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder”. Salmos 21:13.
“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei”. Salmos 28:7.
“Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo”. Salmos 33:2-3.
Quando alguém é verdadeiramente salvo, Deus coloca um NOVO cântico em sua boca. E este cântico é “LOUVOR ao nosso Deus” – o resultado da salvação é – LOUVAR. E isto não é algo que nós desenvolvemos, ou “improvisamos”, ou apenas fazemos – mas é uma coisa que Deus “coloca” em nós! Música cristã é “louvar ao nosso Deus”.
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR”. Salmos 40:1-3.
Você entendeu isto? O resultado direto de ser salvo é “um novo cântico” e “um hino ao nosso Deus”.
Música cristã verdadeira louva ao Senhor!
Até mesmo quando o apóstolo Paulo e Silas estavam presos louvavam ao Senhor (observação: eles não estavam cantando música gospel – eles estavam louvando a Deus).
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”. Atos 16:25.
Lamentavelmente, muito da música que usa o nome cristã de hoje não é CRISTÃ. Não testifica, louva ou canta sobre o Senhor Jesus Cristo. De fato, uma grande quantidade sequer menciona o nome do Senhor Jesus Cristo.
Muito da música cristã de hoje evita o nome do Senhor Jesus Cristo – ou qualquer outro conteúdo cristão.
A Palavra de Deus, em João 12:43, mostra como são os artistas gospel. Tal como as pessoas descritas em João 12, os artistas gospel recusam louvar e reconhecer o Senhor Jesus Cristo porque amam "mais a glória dos homens do que a glória de Deus".
"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus". João 12:42-43
O propósito da música cristã nunca foi evangelizar os perdidos!
O livro "What About Christian Rock" de Dan Peters, Steve Peters e Cher Merrill é um livro que fala sobre a música gospel no contexto do louvor congregacional. No capítulo oito (páginas 100 a 145) que trata dos “objetivos” é de fato muito interessante. Através de entrevistas, correspondências ou citações, os autores declaram os objetivos de aproximadamente 130 artistas gospel. Dr. Garlock e Kurt Woetzel em seu livro, Music in the Balance, dão um sumário destes objetivos:
OBJETIVO MENCIONADO FREQUÊNCIA
Evangelismo 66
Esperança e Encorajamento 28
Falar com Deus 16
Discipulamento e comprometimento 15
Influência Positiva 11
Falar de assuntos contemporâneos 11
Louvar 3
Tema Nebuloso 28
Usar a Bíblia 1
Observando o capitulo 66, declarado “evangelismo” como seu objetivo, somente 3 de 130 artistas disseram “louvar” como um de seus objetivos! E o que é mais interessante – destes 130 SOMENTE UM “usa a Bíblia” ao declarar o objetivo de sua música! E isto vindo de um livro (What About Rock) que está tentando justificar a música gospel!
O OBJETIVO de usar música gospel como instrumento de evangelização não é OBJETIVO bíblico da música cristã.
Tim Fisher, autor, músico, professor de música e fundador da Sacred Music Services, declara em seu livro “The Battle for Christian Music":
“Música NUNCA é vista na bíblia como sendo usada para alcançar os perdidos” (Tim Fisher, The Battle for Christian Music, p.155)
A maior parte da música gospel glorifica o homem.
E de acordo com o Senhor Jesus Cristo este é o objetivo de Satanás:
“Ele[Jesus], porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. Mt 16:23.
De acordo com o Senhor Jesus Cristo – o objetivo de Satanás é exaltar o homem. De acordo com o Senhor Jesus Cristo – Satanás glorifica e exalta o homem!
Você sabe que esta música gospel que exalta o homem é ABOMINAÇÃO ao Senhor? Você sabe que o que entre os homens é ELEVADO, perante Deus é abominação?
E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é ABOMINAÇÃO. Lucas 16:15.
Música cristã exalta e glorifica ao senhor Jesus Cristo – não ao homem.
Música cristã glorifica a Deus – não ao homem.
A música de satanás, de acordo com o Senhor Jesus Cristo em Mateus 16:23 glorifica e louva ao homem – tal como a música gospel (Mt 16:23).
MÚSICA CRISTÃ É PARA O SENHOR – NÃO PARA O MUNDO
Música cristã é para ser cantada para o Senhor. Não para o mundo.
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando AO SENHOR no vosso coração; Efésios 5:19
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Cl 3:16.
“Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos”. Salmos 9:11.
Isaías 12:2 resume isto maravilhosamente: “porque o SENHOR DEUS é ... o MEU CÂNTICO”
“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação”. Isaías 12:2
Os artistas gospel tentam justificar o não uso do nome de Jesus afirmando que estão usando música cristã como uma ferramenta para alcançar os perdidos. Quando usado para o propósito de “falar” para o mundo – eles podem até se justificr ou não dizer nada – porque eles estão TENTANDO alcançar o perdido! Mas a música cristã NUNCA se destinou para o mundo perdido. A Bíblia é muito clara – música cristã é “louvor ao Senhor” – não ao mundo!
Não somente isto – a vasta maioria das pessoas que adquirem música gospel são cristãs! Não é o mundo perdido! Ainda que queira alcançar o perdido [o que é errado em si mesmo] a música gospel está “pregando” sua "diluída, anti-Jesus, não cristã, sentimentalista, sem senso crítico, apática, mundana, carnal e agradável ao ego mensagem" para os cristãos!
O propósito da música cristã nunca foi evangelizar os perdidos!
O método de Deus para alcançar os perdidos é a pregação da SUA PALAVRA.
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação”. I Co 1:21.
O ÚNICO modo que a música cristã pode apelar ao mundo é tornando-se não- cristã – que é exatamente o que a música gospel faz. A maior parte dos artistas gospel “removeu” ou “redefiniu” o Senhor Jesus Cristo. Eles recolocaram o Senhor Jesus Cristo com os pronomes “ele”, “lhe”, “você”, “eu”, etc. Eles também “redefiniram” o Senhor Jesus como “politicamente correto”, “tolerante”, “sentimentalista”, “sem senso crítico”, “festivo”, “hip-hop”, “rapper”, “roqueiro”. Canções desse gênero claramente descrevem “outro Jesus” que não é o Jesus da Bíblia. Na I Co 11:4, o apóstolo Paulo alerta sobre este “outro Jesus”.
Como o mundo perdido não está interessado em uma igreja “crente na Bíblia” que prega a Palavra de Deus, ele não está interessado na música que abertamente louva ao Senhor. O mundo perdido NÃO louva ao Senhor Jesus Cristo. A Bíblia é CLARA – “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus!”
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Co 2:14.
A música cristã não é para o mundo – é para o Senhor! Se ela é AMIGA do mundo então de acordo com as Escrituras está CONTRA o Senhor!
“...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tg 4:4.
Após Babilônia ter conquistado Israel, foi ordenado aos israelitas que cantassem, mas eles se recusaram cantar "ao Senhor em terra estranha". Observe isto, é "a canção do Senhor" – não canção do mundo ou mesmo canção de Israel.
Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha? Salmos 137:1-4.
Música cristã é para o Senhor – NÃO para o mundo.
MÚSICA CRISTÃ É UM NOVO CANTICO – NÃO UM ANTIGO CANTICO
Quando fui salvo eu amava a música rock. Nada – mas nada era mais importante para mim do que a música rock! Eu tocava guitarra – dia e noite! Eu não tinha um sonho ou objetivo além da música rock. E quando fui salvo em 30 de julho de 1975 aos 20 anos de idade, eu NÃO tinha intenção de parar de ouvir e tocar música rock. Mas então algo mudou...
Eu não sabia disto então – mas “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez NOVO”, inclusive minha música!
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. IICo 5:17.
Eu não mudei intencionalmente – mas com seis meses, a ÚNICA música que eu desejava ouvir e tocar era a verdadeira Música Cristã. Música que louvava ao meu Senhor e Salvador! Meu desejo e amor pelo rock foi trocado por uma nova música - louvor ao nosso Deus!
Tal como II Coríntios 5:17 diz (e Deus não pode mentir – Tito 1:2) “todas as coisas tornaram-se NOVAS” e a primeira coisa que Deus “fez novo” é um NOVO CÂNTICO!
Após se crer em Jesus Cristo, de acordo com as Escrituras, Deus dá a pessoa um “NOVO cântico” – e observe que este NOVO CÂNTICO é – “LOUVOR ao nosso Deus”. E também que “ele pôs” – Deus é quem fez isto. Se alguém não tem uma NOVO CÂNTICO ele possivelmente não é salvo! Todas as coisas tornaram-se novas especialmente a música!
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Salmos 40:1-3.
“A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores”; Salmos 144:9.
“Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos”. Salmos 149:1.
Fanny Crosby foi a maior escritora de hinos que já viveu. Ela escreveu mais de 9000 hinos! Antes de ser salva aos 45 anos, tinha escrito muitas músicas seculares. Mas depois de ser salva – as coisas foram diferentes... Veja o que ela disse sobre misturar música cristã e mundana:
“As vezes eu preciso rejeitar a música proposta para minhas letras porque os músicos não entendem que a Fanny Crosby que uma vez escreveu para as pessoas nos salões de baile tinha mudado as composições. A igreja nunca deve cantar hinos com as melodias do mundo”. (Danny Castle, video "What's Wrong with Christian Rock")
E porque Fanny Crosby disse isto? Porque ela foi salva! E Deus“pôs um novo cântico na boca,” e um hino ao nosso Deus” na NOVA Fanny Crosby! Ela escreveu mais de 9000 hinos para o Senhor! Ela usou mais de 200 diferentes tipos de pseudônimos porque queria que Deus recebesse a glória e não ela.
Exultai! Exulai! Vinde todos louvar.
A Jesus, Salvador, a Jesus, Redentor;
A Deus demos glória, porquanto do céu
Seu Filho bendito por nós todos deu.
“Exultação” – Cantor Cristão nº 15, de Fanny J. Crosby
Quão diferentes são os artistas gospel de hoje. Eles copiam as melodias do mundo. Muitos atravessam o caminho que leva a música mundana. Eles copiam o visual e a sua linguagem. Eles tem comunhão com o mundo. Eles até mesmo copiam as músicas do mundo – mesmo que a maior parte disponível seja satânica e anticristã!
A Bíblia claramente nos ordena: “saí do meio deles, e apartai-vos” e “não toqueis nada imundo” – artistas gospel não somente as “tocam” – eles as honram ao cantar suas músicas!
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” II Co 6:17.
Onde estão os artistas gospel, que receberam “um novo cântico, um hino ao nosso Deus” do Salmo 40?
Porque o mesmo Deus que deu a mim, Fanny Crosby e milhões de outros crentes UM NOVO CÂNTICO, não fez o mesmo por eles, como prometeu em Salmos 40 e 2 Co 5:17?
Atos 10:34 diz: "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;".
E eu sei de uma coisa – DEUS NÃO PODE MENTIR!
“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;” Tito 1:2.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Co 5:17.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Salmos 40:1-3.
MÚSICA CRISTÃ É UM NOVO CÂNTICO – NÃO UM VELHO CÂNTICO.
“Quando a música cristã traz consigo uma batida, instrumentação e sons exatamente iguais aos da multidão perdida, isto resulta em confusão e vergonha... é vergonhoso usar músicos que em grosseiras musicas ofuscam em vez de louvar, que entretecem em vez de edificar... Eles transferem a adoração que pertence a Cristo para ‘shows’; artistas famintos por dinheiro que nunca abandonaram o mundo, nunca o deixaram para trás, antes se parecem mais e mais com ele...”. (Shame, a tract by Dr. Hal Webb, pp. 2,4,6).
A MENSAGEM DA MÚSICA CRISTÃ DEVE SER CLARA- NÃO VAGA OU IMPRECISA
A Bíblia diz em 1 Cor 14:15:
“Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. I Co 14:15.
A mensagem da música cristã deve ser clara, não pode ser vaga ou imprecisa. A música cristã deve glorificar ao Senhor e – o ouvinte deve entender claramente a mensagem.
O apóstolo Paulo não usou de quaisquer subterfúgios, ele sempre procurou ter a certeza de que:
“Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar”. II Co 3:12.
“A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;” I Co 2:4.
Paulo alertou contra “palavras persuasivas”, tal como a música gospel usa:
“E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas”. Cl 2:4.
A maior parte da música gospel é vaga, ou é cantada em um estilo mundano-carnal-vulgar. E ainda chamam Jesus Cristo como “ele”, “você”, “eu”, etc. Artistas gospel querem apelar ao mundo (para vender seus albun$ e ter lucro$!) usando suas táticas vocais. Eles não se saem bem dizendo o que significa – mas eles normalmente põem o suficiente destas táticas em sua “agenda oculta” para vender seus albun$ para os cristãos.
Em algumas de suas músicas eles explicam em forma escrita ao invés da forma de composição – porque quando você as ouve – é uma total bobagem!
A MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MENSAGEM – NÃO A MÚSICA NEM O MÚSICO
A Música Cristã deve dar TODA a atenção e glória ao Senhor – e NENHUMA a música ou ao musico, ou cantor. Ao Senhor deve ser dada TODA a glória, TODA e honra e TODO o louvor. Espiritualmente falando, o músico cristão deve ser ouvido, mas não visto – o músico cristão deve estar escondido em Cristo.
A Música Cristã deve enfatizar e glorificar o Senhor – não a música nem o músico.
“Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor”. Salmos 66:2.
Os músicos cristãos de hoje estão de tal modo empenhados em impactar o mundo com a sua “música” que a mensagem fica sem sentido. Uma grande quantidade de música cristã (especialmente com as gravações que as acompanham) é uma “performance” ao invés de uma mensagem. A “performance” destrói completamente a mensagem tomando toda a atenção para a pessoa ou para a música. Consequentemente, a música “rouba” do Senhor qualquer louvor e de uma perspectiva cristã é uma coisa infrutífera.
Lamentavelmente, muitos músicos (e isto não é limitado a músicos gospel) são como aqueles que o Senhor Jesus falou em João 12:
“Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus”. João 12:43.
Muitos dos músicos cristãos de hoje são mais animadores do que ministros. Uma grande quantidade de músicos (e isto não se limita a música gospel ou ao rock cristão) está mais interessada em impressionar sua audiência e exibir seu talento musical do que ministrar. Você não pode cantar para “agradar ao homem” e cantar para o Senhor. É uma coisa ou outra.
“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”. Gl 1:10.
Música Cristã não é entretenimento. Música Cristã é alimento espiritual. A Música Cristã verdadeira admoesta, enquanto glorifica ao Senhor.
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Cl 3:16.
Música Cristã vem de uma alma regenerada, não de uma voz. Belas vozes são de pouco valor. Mas almas regeneradas são “muito mais preciosas do que o ouro”. Eu lembro das vezes em que observava músicos cristãos que em suas apresentações alcançavam de forma perfeita as execuções das musicas – porém Deus não estava ali. E também tinha visto, muitas vezes, apresentações solo onde a pessoa não conseguia cantar direito – mas Deus estava com ela – e era glorificado assim!
Música Cristã não é entretenimento, nem um show de talentos, nem performance ou concerto –mas um ministério SÉRIO para o Senhor.
Dr. Frank Garlock, é autor de vários livros sobre a música crista e também instrutor de música cristã por mais de 40 anos. Dr. Garlock escreveu em seu livro, Music in the Balance:
“Contrariamente a opinião popular, a música sacra não é para entretenimento. Música Cristã é em primeiro lugar e principalmente um veículo para louvar e glorificar ao Senhor” (Garlock, Frank & Woetzel, Kurt, Music in the Balance, Majesty Music, 1992 p.54)
A MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MENSAGEM – NÃO A MÚSICA NEM O MÚSICO
MÚSICA CRISTÃ É NA IGREJA LOCAL – NÃO É EM SALAS DE CONCERTO, NEM EM CLUBES NOTURNOS
O lugar de adorar e ter comunhão com Deus é na Igreja Local.
“Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos”. Salmos 149:1.
“Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação”. Salmos 22:22.
“Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação”. Hb 2:12.
Embora haja exceções, o lugar principal para a Música Cristã (excluindo gravações, cd’s) é na igreja. Os artistas gospel justificam suas performances em locais mundanos como auditórios e clubes noturnos dizendo que estão tentando “alcançar os perdidos”. É claro que ao mesmo tempo eles cobram cachês para se apresentarem e raramente, ou melhor, nunca – o Senhor Jesus Cristo, ou o inferno, ou o pecado ou algo sobre “doutrina da salvação” é falado para ganhar alguma alma!
Uma grande parte dos artistas gospel raramente fazem suas performances em igrejas. Quando o fazem é tido como um “concerto somente”, uma coisa menor do que o ministrar em uma igreja.
A maior parte dos artistas gospel realizam seus “shows” em auditórios, salas de concerto, até mesmo alguns deles se apresentam em mundanos clubes noturnos.
A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER ALIMENTO PARA O ESPÍRITO – NÃO PARA A CARNE
A vida cristã é uma vida espiritual.
Um cristão é novamente nascido através do Espírito.
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. João 3:6-7.
Um cristão deve andar no Espírito:
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gl 5:16.
Deus é Espírito – e se deve adorá-lo em espírito.
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4:24.
A Música Cristã deve ser espiritual – não carnal.
“...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. I Co 14:15.
Os artistas gospel muitas vezes falam em alto e bom som que “a Bíblia não dá qualquer diretriz para a música cristã. Este é um assunto de gosto e de preferência pessoal.” Quando confrontados com Efésios 5:19 e Colossensses 3:16, eles inesperadamente olham para estas passagens como se fosse a primeira vez. É importante para o Senhor observá-la bem. A Bíblia lista três tipos específicos de musicas cristãs; salmos, hinos e cânticos ESPIRITUAIS. E certamente a música e o rock gospel não são salmos, nem hinos, nem cânticos espirituais!
O ROCK E A MÚSICA GOSPEL SÃO MUSICAS CARNAIS!
A Música Cristã deve alimentar o espírito – NÃO A CARNE.
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” Ef 5:19.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Cl 3:16.
O cristão já “crucificou a carne”.
“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Gl 5:24.
O ESPÍRITO e a CARNE são contrários um ao outro e se opõem. Eles são inimigos.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro,...” Gl 5:17.
Isto não pode ser mais claro – Música Cristã deve alimentar o ESPÍRITO – NÃO A CARNE.
E o rock gospel (e a música gospel) é da CARNE.
Não há duvida – o rock é da CARNE. É CARNAL. Isso é porque o mundo “ama” este tipo de música. O mundo não ama as coisas espirituais – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Co 2:14) – mas o que é CARNAL. E é por isso que o mundo “ama” essa música. Alguns “testemunhos” sobre isto:
“Mas o rock tem apenas um apelo sexual, um apelo selvagem, para o desejo sexual – não o amor, ou o sentimento sexual normal, mas desejo sexual rude e animalesco”. (Bloom, Alan, The Closing of the American Mind, Simon & Schuster, 1987 p.73)
“Os admiradores do rock querem que o seu apelo seja atraente fazendo-o respeitável. O fato é que não pode ser feito. O rock é atraente apenas porque é vulgar, ...o rock é a quinta-essência da vulgaridade. É grosseiro, aberrante e insípido”. (Pattison, Robert, The Triumph of Vulgarity, 1987, preface, p.4).
O rock e qualquer música nesse estilo – é da CARNE! Você pode se intitular “cristão”, mas se não mudou sua natureza – ainda está na CARNE. Você pode ser uma “doce” estricnina, mas se não foi feito nova substância – ainda é VENENO.
O QUE É A MÚSICA ROCK?
Qual é a principal característica da música rock? O que a faz diferente de outros estilos musicais? Porque o rock apela para a carne? O que o rock possui que toma conta da música do mundo?
Para responder corretamente a essas questões examinemos os componentes da música. A música é composta de três componentes principais: melodia, harmonia e ritmo. Se um desses componentes estiver ausente, então não há música, há apenas barulho.
Melodia:
O dicionário Webster's define melodia como: 1. som agradável; música 2. O tema principal de uma composição musical. 3. Um tom; canção (The Grosset Webster Dictionary, p. 372)
A melodia é a principal parte da música. Melodia é o tema das canções. Sem a linha de melodia não há música. Melodia é a linha horizontal das notas que seguem a partitura da música.
Eis algumas citações de músicos famosos sobre a melodia:
“Melodia é a coisa principal; harmonia é plenamente útil para cativar o ouvido”. Joseph Haydn (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 15)
“Três coisas fazem parte de uma composição, primeiro de todas: a melodia; depois melodia novamente; então finalmente, pela terceira vez, melodia”. Salomon Jadassohn (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 15)
“Melodia é a verdadeira essência da música”. Wolfgang Amadeus Mozart (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 16)
Harmonia:
O dicionário Webster's define harmonia como: agradável extensão do som. Uma sucessão de acordes. (The Grosset Webster Dictionary, p. 281)
Harmonia é quando duas ou mais notas são tocadas ao mesmo tempo. Harmonia adiciona profundidade a linha da melodia. Harmonia é a base para a formação dos acordes. Harmonia é a linha vertical onde as notas se encontram na partitura da música.
Ritmo:
Nosso amigo Webster define ritmo como: o padrão de timbres com referencia ao seu relativo valor de tempo. (The Grosset Webster Dictionary, p. 490)
Ritmo é o movimento na música. Sem o ritmo, a música seria uma coisa só, um som contínuo, ou um barulho incontrolável. Ritmo ou a batida é a “cola” que prende tudo junto. O ritmo é “despercebido”, mas é um componente requerido na partitura da música.
O QUE HÁ DE DIFERENTE COM A MÚSICA ROCK?
O rock não se parece com nenhum outro tipo de música. Em outros tipos, a melodia é o principal componente, mas no rock – o ritmo ou a batida toma conta literalmente da música.
“O ritmo no rock é a parte dominante na música. A forte ênfase na BATIDA é o que distingue o rock de todos os outros tipos de música". (Frank Garlock, Music in the Balance, p. 32)
“Possivelmente a mais importante definição do rock seja A BATIDA... o rock é diferente de outros tipos de música principalmente por causa da BATIDA.” (Charles Brown, The Art of Rock and Roll, p. 42)
E é esta BATIDA que a carne ama!
“A sexualidade da música é usualmente referida em termos de ritmo – e é a BATIDA que comanda diretamente uma reação FÍSICA.” (Simon Frith, Sound Effects, Youth, Leisure, and the Politics of Rock 'n' Roll, p. 240)
“O ritmo é o elemento da música mais estreitamente ligado ao MOVIMENTO DO CORPO [carnal, mundano], para a ação FÍSICA. Este padrão quando repetido várias vezes [o que é exatamente o que a música rock faz] pode ter um efeito hipnótico sobre nós”. (Joseph Machlis, The Enjoyment of Music, p. 19)
Vários artistas gospel dizem: “A Bíblia não dá instruções sobre o ESTILO de música que um cristão deva ouvir. Este é um assunto de preferência e cultura.” Há muitos artigos e livros que advogam que a Bíblia não fornece instruções sobre o tipo de música que um cristão deva ouvir.
Don Butler, diretor executivo da Gospel Music Association:
“Não existe tal coisa de “música gospel”. Todo estilo e forma de música podem se tornar gospel, não importa se é jazz, pop, rock ou rap.” (IM Mar/Apr 1991 p. 27)
Mas, o que diz o Senhor Deus? A Bíblia não nos fornece nenhuma indicação do tipo de música que devemos cantar? O Senhor que fez os céus e a terra, foi quem criou a música, quem pôs tanta ênfase na música em Sua Palavra - Ele por acaso se esqueceu de nos dizer o que é a Música Cristã?
Não. Graças a Deus – que Ele nos deu instruções para a música. Graças a Deus – que podemos ENTERRAR “de uma vez por todas” a ridícula MENTIRA que – “A Bíblia não dá instruções sobre o ESTILO de música que um cristão deva ouvir e que este é um assunto de preferência e cultura”.
Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta entregue ao esquecimento; faça doces MELODIAS, canta muitas canções, para que haja memória de ti. Isaías 23:16
Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de MELODIA. Isaías 51:3
O Senhor Deus se refere a música como MELODIA! De acordo com Deus – a ênfase da música cristã é a MELODIA – não a batida! E é isso o que a mundana música gospel busca “imitar” – “a Bíblia não fornece instruções sobre o tipo de música que um cristão deva ouvir. Isto tudo é um assunto de preferência e cultura?”. Isto é porque eles não conseguem entender ou não leem a Bíblia? Ou é porque eles não se importam com o que Deus diz? Tenho mostrado a muitos artistas gospel Efésios 5:19 e todos, de forma distante, respondem: “eu realmente não entendo isto”. Em outras palavras – “eu não me importo com o que Deus diz – eu quero tocar música gospel!”.
Lembro das palavras do Senhor Jesus Cristo ao descrever certas pessoas, o quanto são semelhantes ao artistas gospel que “tem olhos mas não veem e ouvidos não ouvem”.
E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem COMPREENDESTES ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Marcos 8:17-18
Até aqui vemos que:
1. MELODIA é a principal parte da música.
2. A ênfase do rock é a BATIDA.
3. Deus define música como MELODIA.
Agora, você está pronto para isto? Segure-se em sua cadeira e fique firme – aqui vai uma bomba! A maior parte da música rock/gospel não possui qualquer tipo de MELODIA! De acordo com a definição técnica de música – o rock não é sequer música! De acordo com a Palavra de Deus – o rock não é música!
SEM MELODIA = NÃO HÁ MÚSICA!
Lenny Seidel, pianista e professor de música por vinte e cinco anos, mostra definição de ambas, música sacra e rock/gospel:
“A verdadeira música sacra deve ser composta de três elemetos – todos em perfeito equilíbrio entre si, que são: melodia, harmonia e ritmo. A música rock não tem MELODIA, somente fragmentos de melodia continuamente repetidos. Desde que isso não é melodia verdadeira, não há harmonia verdadeira. O que existe é SOMENTE RITMO. E o ritmo em si mesmo não é música”. (Leonard J. Seidel, Face the Music – Contemporary Music On Trial, pp. 46-51)
Em seu clássico livro The Understanding of Music, o autor, Charles R. Hoffer, responde a nossa questão: O que torna o rock diferente de outros estilos populares de música?
“O que faz o rock diferente do jazz e de outros estilos de música popular? Uma das características é a BATIDA PESADA, que permite a um olhar crítico definir o rock como ‘música em que a bateria carrega a MELODIA’ ”. (Charles R. Hoffer, The Understanding of Music, p. 503)
A autora popular, Martha Bayles, escreveu em seu livro , "Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music":
“... a música popular é vista no fim hostilizando qualquer som tradicionalmente associado com a música." (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 4)
Até mesmo os roqueiros do satânico grupo Rolling Stones admitem que o rock não é música – mas BARULHO!
“É um BARULHO o que fizemos. Isto é tudo. Você pode pegar isto e chamar de música”. Mick Jagger, Rolling Stones (Roy Carr, The Rolling Stones - An Illustrated Record, p. 37)
SEM MELODIA = NÃO HÁ MÚSICA
A música rock enfatiza o que é intrincado, fatigante, sendo conduzido pela BATIDA. Qual instrumento é mais ouvido no rock? Qual instrumento que é mais contundente nesta batida pesada?
A BATERIA
A Bíblia lista muitos tipos de instrumentos: Salmos 150:3-5 diz:
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Salmos 150:3-5
Com todas as muitas referências para instrumentos musicais, existe um instrumento que NUNCA é mencionado! A BATERIA! Instrumentos de percussão – tais como os tambores – que é a mãe da bateria, eram muito comuns no Egito e nas terras em volta de Israel. Contudo, a bateria NUNCA é mencionada na Bíblia.
O Senhor esqueceu de incluir a bateria ou existe alguma outra razão?
É porque – ela é associada com o vodu, xamanismo, paganismo e rituais mágicos?
“[Tambores] representam a batida do coração e são tocados para invocar poderes mágicos.” (Miranda Bruce-Mitford, The Illustrated Book of Signs & Symbols, DK Publishing, 1996 p.80)
“O xamã era o primitivo “cabeludo”, o primeiro rock star vestido com trajes de couro, dançando POSSUÍDO pelo ritmo estrepitante de UM TAMBOR”. (Danny Sugerman, Appetite for Destruction, p. 208)
“Na Sibéria, norte da Ásia, os tambores são usados em rituais xamanistas para curar as pessoas. É crido que o xamã pode se comunicar com o mundo espiritual através da percurssão de tambores.” (Louise Tythacott, Musical Instruments, Thomas Learning, 1995, p. 37)
“Danças e rituais pagãos são sempre acompanhados pela incessante BATIDA DE TAMBORES. Esse ritmo tem um papel fundamental nestas atividades demoníacas”. (Hart, Lowell Satan's Music Exposed, Salem Kirban Inc., 1980 p.71)
Robert Palmer é editor da revista de rock Rolling Stone e outras do gênero. Palmer possui também curso de música pela universidade de Yale e em muitas outras universidades. Ele foi o consultor chefe para o altamente aclamado documentário "History of Rock 'n' Roll" que foi transmitido pela televisão. Palmer, em defesa e pelo “amor” ao rock, é considerado uma autoridade do gênero. Eis o que ele diz sobre o rock e os tambores [leia-se bateria]:
“A batida dos tambores [usados no vodu] sagrados para o povo ioruba da Nigéria e Cuba: Sua batida provê um modelo para o ritmo oculto do rock”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.46)
“A ideia de que certos padrões de RITMOS ou sequências destes servem como condutores para energias espirituais entre as pessoas com a divindade é a base das tradições pagãs africanas e das religiões que dela derivaram para as Américas. E se estamos falando historicamente ou musicalmente das frases, figuras e sons musicais que fazem o rock, podemos enfim traçar até a música africana sua espiritual e primitiva natureza ritual. Neste sentido, o rock é um tipo de vodu”. (Robert Palmer, Rock & Roll, An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.53)
Palmer descreve como os tambores são usados para possessão em rituais de vodu – e o mesmo tipo de tambor é parte básica do rock e da música gospel!
“A batida dos tambores, ou seus padrões de ritmo, são como sinais para o reino dos deuses, os convidando e encantando a vir e montar ou POSSUIR seus cavalos, ou devotos... O padrão específico ou toques incluem algumas frases, sons e figuras que são a base para o vocabulário do rock”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.62)
Há um episódio relatado em uma revista da nova era, a New Age Journal, descrevendo a possessão pelos tambores. Veja que até mesmo os devotos do ocultismo ficam longe destes tambores:
“Eu lembro de uma conversa que tive uma vez em Cuba com um repórter do New York Times, ‘fique longe desses tambores’, ele me disse, se referindo a alguém que tinha invocado os deuses em uma cerimônia ritual chamada “santeria”. ‘Se eu em algum momento realmente acreditei no poder desses TAMBORES, minha vida mudaria e eu não estaria preparado para tal’, ele disse. Eu sabia do que ele estava falando. Eu estava mentalmente ligado nessa percussão. A ouvia o bastante para perceber que havia alguma energia, algum tipo de interconectividade, que se tornava palpável. E eu estava faminto por esses tambores. Ainda mais que eu estava a ponto de entregar a eles." (A Shaman's Story, by Elizabeth Hanly (A Vodoun priest leads the author on a journey of understanding, New Age Journal, March/April 1997 pp.56-57)
Little Richard, auto-proclamado “arquiteto do rock”, admite que Satanás controla e influencia sua vida e sua música:
“Minha verdadeira crença sobre o rock – é esta: eu acredito que este tipo de música é demoníaca. As BATIDAS em minhas músicas são tomadas do vodu, dos tambores do vodu”. (Charles White, The Life and Times of Little Richard, p. 197)
Danny Sugerman, uma autoridade na música rock e autor de vários livros sobre o tema, escreveu em Appetite for Destruction:
“O xamã era o primitivo “cabeludo”, o primeiro rock star vestido com trajes de couro, dançando possuído pelo ritmo estrepitante de UM TAMBOR... para esses povos, a comunicação com os deuses era sinônimo de TAMBORES... o corpo pode se tornar o canal para a deidade, uma deidade não necessariamente do mesmo sexo da do adorador e os TAMBORES são os catalisadores de todo o processo. O êxtase provocado pelo RITMO então torna-se histeria, os que é chamado simplismente de possessão”. (Danny Sugerman, Appetite for Destruction, p.208, 181)
David Tame escreveu em The Secret Power of Music:
“Hoje o BATERISTA difere pouco do xamã em seu incessante bater rítmico e do mesmo modo muitas vezes entra em uma forma de transe enquanto faz sua performance”. (The Secret Power of Music, David Tame, p. 199)
O TAMBOR sempre foi associado com o paganismo e os demônios. De fato, até pouco mais de uma centena de anos atrás, tambores eram proibidos (exceto para os militares) na América!
“A chegada de escravos africanos trouxe uma forte influência para música da América. Nos séculos 17 e 18, milhões de africanos foram tomados como escravos para trabalharem nas plantações do sul dos EUA. Eles trouxeram consigo muitas de suas próprias tradições, mas foram proibidos de tocar seus tambores.” (Louise Tythacott, Musical Instruments, Thomas Learning, 1995, p.19)
Você sabia que New Orleans é a capital do vodu nos EUA e também a terra natal do jazz? Porque os bateristas foram proibidos nos EUA – exceto em New Orleans!
“Isto é fato sobre New Orleans. Negros que tocavam tambores, cantavam e dançavam eram desencorajados em relação a isso e até mesmo repetidamente banidos para outras partes da América do Norte, acabavam indo parar nesta cidade onde cresceram apartir do começo do século 18. Esta ‘única herança’ tinha formado e estimulado a música em New Orleans desde então, bem como a distinguiu de todo o resto da cultura musical americana, fazendo desta cidade uma incubadora ideal para ser uma espécie de marco da contracorrente musical e sendo ritmicamente orientada para ser como o rock and roll”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.21)
Quando os primeiros negros foram convertidos ao Cristianismo eles souberam o poder e influência demoníaca dos TAMBORES e se abstiveram totalmente de usá-los! Eles se referiam aos tambores como “os tambores do diabo”. (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 138)
“Historicamente os negros tinham trazido consigo alguns instrumentos e práticas; eles permitiam o uso de pandeiros, em certas situações, mas não TAMBORES”. (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 130)
Uma orientação simples para a Música Cristã é NÃO USAR BATERIA!
MÚSICA CRISTÃ DEVE ALIMENTAR O ESPÍRITO – NÃO A CARNE!
MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MELODIA – NÃO A BATIDA!
(autor desconhecido - fonte: www.av1611.org)
A MÚSICA CRISTÃ DEVE LOUVAR AO SENHOR JESUS CRISTO – NÃO AO HOMEM
Você poderia pensar que este ponto é desnecessário para a música cristã. Afinal, CRISTÃO significa “um seguidor de Cristo”. E se a música for verdadeiramente cristã, deverá testificar, deverá louvar e deverá cantar sobre o Senhor Jesus Cristo.
O PROPÓSITO da música cristã é louvar ao Senhor.
“Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. Salmos 9:2.
“Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder”. Salmos 21:13.
“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei”. Salmos 28:7.
“Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo”. Salmos 33:2-3.
Quando alguém é verdadeiramente salvo, Deus coloca um NOVO cântico em sua boca. E este cântico é “LOUVOR ao nosso Deus” – o resultado da salvação é – LOUVAR. E isto não é algo que nós desenvolvemos, ou “improvisamos”, ou apenas fazemos – mas é uma coisa que Deus “coloca” em nós! Música cristã é “louvar ao nosso Deus”.
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR”. Salmos 40:1-3.
Você entendeu isto? O resultado direto de ser salvo é “um novo cântico” e “um hino ao nosso Deus”.
Música cristã verdadeira louva ao Senhor!
Até mesmo quando o apóstolo Paulo e Silas estavam presos louvavam ao Senhor (observação: eles não estavam cantando música gospel – eles estavam louvando a Deus).
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”. Atos 16:25.
Lamentavelmente, muito da música que usa o nome cristã de hoje não é CRISTÃ. Não testifica, louva ou canta sobre o Senhor Jesus Cristo. De fato, uma grande quantidade sequer menciona o nome do Senhor Jesus Cristo.
Muito da música cristã de hoje evita o nome do Senhor Jesus Cristo – ou qualquer outro conteúdo cristão.
A Palavra de Deus, em João 12:43, mostra como são os artistas gospel. Tal como as pessoas descritas em João 12, os artistas gospel recusam louvar e reconhecer o Senhor Jesus Cristo porque amam "mais a glória dos homens do que a glória de Deus".
"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus". João 12:42-43
O propósito da música cristã nunca foi evangelizar os perdidos!
O livro "What About Christian Rock" de Dan Peters, Steve Peters e Cher Merrill é um livro que fala sobre a música gospel no contexto do louvor congregacional. No capítulo oito (páginas 100 a 145) que trata dos “objetivos” é de fato muito interessante. Através de entrevistas, correspondências ou citações, os autores declaram os objetivos de aproximadamente 130 artistas gospel. Dr. Garlock e Kurt Woetzel em seu livro, Music in the Balance, dão um sumário destes objetivos:
OBJETIVO MENCIONADO FREQUÊNCIA
Evangelismo 66
Esperança e Encorajamento 28
Falar com Deus 16
Discipulamento e comprometimento 15
Influência Positiva 11
Falar de assuntos contemporâneos 11
Louvar 3
Tema Nebuloso 28
Usar a Bíblia 1
Observando o capitulo 66, declarado “evangelismo” como seu objetivo, somente 3 de 130 artistas disseram “louvar” como um de seus objetivos! E o que é mais interessante – destes 130 SOMENTE UM “usa a Bíblia” ao declarar o objetivo de sua música! E isto vindo de um livro (What About Rock) que está tentando justificar a música gospel!
O OBJETIVO de usar música gospel como instrumento de evangelização não é OBJETIVO bíblico da música cristã.
Tim Fisher, autor, músico, professor de música e fundador da Sacred Music Services, declara em seu livro “The Battle for Christian Music":
“Música NUNCA é vista na bíblia como sendo usada para alcançar os perdidos” (Tim Fisher, The Battle for Christian Music, p.155)
A maior parte da música gospel glorifica o homem.
E de acordo com o Senhor Jesus Cristo este é o objetivo de Satanás:
“Ele[Jesus], porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. Mt 16:23.
De acordo com o Senhor Jesus Cristo – o objetivo de Satanás é exaltar o homem. De acordo com o Senhor Jesus Cristo – Satanás glorifica e exalta o homem!
Você sabe que esta música gospel que exalta o homem é ABOMINAÇÃO ao Senhor? Você sabe que o que entre os homens é ELEVADO, perante Deus é abominação?
E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é ABOMINAÇÃO. Lucas 16:15.
Música cristã exalta e glorifica ao senhor Jesus Cristo – não ao homem.
Música cristã glorifica a Deus – não ao homem.
A música de satanás, de acordo com o Senhor Jesus Cristo em Mateus 16:23 glorifica e louva ao homem – tal como a música gospel (Mt 16:23).
MÚSICA CRISTÃ É PARA O SENHOR – NÃO PARA O MUNDO
Música cristã é para ser cantada para o Senhor. Não para o mundo.
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando AO SENHOR no vosso coração; Efésios 5:19
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Cl 3:16.
“Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos”. Salmos 9:11.
Isaías 12:2 resume isto maravilhosamente: “porque o SENHOR DEUS é ... o MEU CÂNTICO”
“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação”. Isaías 12:2
Os artistas gospel tentam justificar o não uso do nome de Jesus afirmando que estão usando música cristã como uma ferramenta para alcançar os perdidos. Quando usado para o propósito de “falar” para o mundo – eles podem até se justificr ou não dizer nada – porque eles estão TENTANDO alcançar o perdido! Mas a música cristã NUNCA se destinou para o mundo perdido. A Bíblia é muito clara – música cristã é “louvor ao Senhor” – não ao mundo!
Não somente isto – a vasta maioria das pessoas que adquirem música gospel são cristãs! Não é o mundo perdido! Ainda que queira alcançar o perdido [o que é errado em si mesmo] a música gospel está “pregando” sua "diluída, anti-Jesus, não cristã, sentimentalista, sem senso crítico, apática, mundana, carnal e agradável ao ego mensagem" para os cristãos!
O propósito da música cristã nunca foi evangelizar os perdidos!
O método de Deus para alcançar os perdidos é a pregação da SUA PALAVRA.
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação”. I Co 1:21.
O ÚNICO modo que a música cristã pode apelar ao mundo é tornando-se não- cristã – que é exatamente o que a música gospel faz. A maior parte dos artistas gospel “removeu” ou “redefiniu” o Senhor Jesus Cristo. Eles recolocaram o Senhor Jesus Cristo com os pronomes “ele”, “lhe”, “você”, “eu”, etc. Eles também “redefiniram” o Senhor Jesus como “politicamente correto”, “tolerante”, “sentimentalista”, “sem senso crítico”, “festivo”, “hip-hop”, “rapper”, “roqueiro”. Canções desse gênero claramente descrevem “outro Jesus” que não é o Jesus da Bíblia. Na I Co 11:4, o apóstolo Paulo alerta sobre este “outro Jesus”.
Como o mundo perdido não está interessado em uma igreja “crente na Bíblia” que prega a Palavra de Deus, ele não está interessado na música que abertamente louva ao Senhor. O mundo perdido NÃO louva ao Senhor Jesus Cristo. A Bíblia é CLARA – “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus!”
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Co 2:14.
A música cristã não é para o mundo – é para o Senhor! Se ela é AMIGA do mundo então de acordo com as Escrituras está CONTRA o Senhor!
“...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tg 4:4.
Após Babilônia ter conquistado Israel, foi ordenado aos israelitas que cantassem, mas eles se recusaram cantar "ao Senhor em terra estranha". Observe isto, é "a canção do Senhor" – não canção do mundo ou mesmo canção de Israel.
Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha? Salmos 137:1-4.
Música cristã é para o Senhor – NÃO para o mundo.
MÚSICA CRISTÃ É UM NOVO CANTICO – NÃO UM ANTIGO CANTICO
Quando fui salvo eu amava a música rock. Nada – mas nada era mais importante para mim do que a música rock! Eu tocava guitarra – dia e noite! Eu não tinha um sonho ou objetivo além da música rock. E quando fui salvo em 30 de julho de 1975 aos 20 anos de idade, eu NÃO tinha intenção de parar de ouvir e tocar música rock. Mas então algo mudou...
Eu não sabia disto então – mas “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez NOVO”, inclusive minha música!
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. IICo 5:17.
Eu não mudei intencionalmente – mas com seis meses, a ÚNICA música que eu desejava ouvir e tocar era a verdadeira Música Cristã. Música que louvava ao meu Senhor e Salvador! Meu desejo e amor pelo rock foi trocado por uma nova música - louvor ao nosso Deus!
Tal como II Coríntios 5:17 diz (e Deus não pode mentir – Tito 1:2) “todas as coisas tornaram-se NOVAS” e a primeira coisa que Deus “fez novo” é um NOVO CÂNTICO!
Após se crer em Jesus Cristo, de acordo com as Escrituras, Deus dá a pessoa um “NOVO cântico” – e observe que este NOVO CÂNTICO é – “LOUVOR ao nosso Deus”. E também que “ele pôs” – Deus é quem fez isto. Se alguém não tem uma NOVO CÂNTICO ele possivelmente não é salvo! Todas as coisas tornaram-se novas especialmente a música!
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Salmos 40:1-3.
“A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores”; Salmos 144:9.
“Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos”. Salmos 149:1.
Fanny Crosby foi a maior escritora de hinos que já viveu. Ela escreveu mais de 9000 hinos! Antes de ser salva aos 45 anos, tinha escrito muitas músicas seculares. Mas depois de ser salva – as coisas foram diferentes... Veja o que ela disse sobre misturar música cristã e mundana:
“As vezes eu preciso rejeitar a música proposta para minhas letras porque os músicos não entendem que a Fanny Crosby que uma vez escreveu para as pessoas nos salões de baile tinha mudado as composições. A igreja nunca deve cantar hinos com as melodias do mundo”. (Danny Castle, video "What's Wrong with Christian Rock")
E porque Fanny Crosby disse isto? Porque ela foi salva! E Deus“pôs um novo cântico na boca,” e um hino ao nosso Deus” na NOVA Fanny Crosby! Ela escreveu mais de 9000 hinos para o Senhor! Ela usou mais de 200 diferentes tipos de pseudônimos porque queria que Deus recebesse a glória e não ela.
Exultai! Exulai! Vinde todos louvar.
A Jesus, Salvador, a Jesus, Redentor;
A Deus demos glória, porquanto do céu
Seu Filho bendito por nós todos deu.
“Exultação” – Cantor Cristão nº 15, de Fanny J. Crosby
Quão diferentes são os artistas gospel de hoje. Eles copiam as melodias do mundo. Muitos atravessam o caminho que leva a música mundana. Eles copiam o visual e a sua linguagem. Eles tem comunhão com o mundo. Eles até mesmo copiam as músicas do mundo – mesmo que a maior parte disponível seja satânica e anticristã!
A Bíblia claramente nos ordena: “saí do meio deles, e apartai-vos” e “não toqueis nada imundo” – artistas gospel não somente as “tocam” – eles as honram ao cantar suas músicas!
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;” II Co 6:17.
Onde estão os artistas gospel, que receberam “um novo cântico, um hino ao nosso Deus” do Salmo 40?
Porque o mesmo Deus que deu a mim, Fanny Crosby e milhões de outros crentes UM NOVO CÂNTICO, não fez o mesmo por eles, como prometeu em Salmos 40 e 2 Co 5:17?
Atos 10:34 diz: "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;".
E eu sei de uma coisa – DEUS NÃO PODE MENTIR!
“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;” Tito 1:2.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Co 5:17.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Salmos 40:1-3.
MÚSICA CRISTÃ É UM NOVO CÂNTICO – NÃO UM VELHO CÂNTICO.
“Quando a música cristã traz consigo uma batida, instrumentação e sons exatamente iguais aos da multidão perdida, isto resulta em confusão e vergonha... é vergonhoso usar músicos que em grosseiras musicas ofuscam em vez de louvar, que entretecem em vez de edificar... Eles transferem a adoração que pertence a Cristo para ‘shows’; artistas famintos por dinheiro que nunca abandonaram o mundo, nunca o deixaram para trás, antes se parecem mais e mais com ele...”. (Shame, a tract by Dr. Hal Webb, pp. 2,4,6).
A MENSAGEM DA MÚSICA CRISTÃ DEVE SER CLARA- NÃO VAGA OU IMPRECISA
A Bíblia diz em 1 Cor 14:15:
“Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. I Co 14:15.
A mensagem da música cristã deve ser clara, não pode ser vaga ou imprecisa. A música cristã deve glorificar ao Senhor e – o ouvinte deve entender claramente a mensagem.
O apóstolo Paulo não usou de quaisquer subterfúgios, ele sempre procurou ter a certeza de que:
“Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar”. II Co 3:12.
“A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;” I Co 2:4.
Paulo alertou contra “palavras persuasivas”, tal como a música gospel usa:
“E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas”. Cl 2:4.
A maior parte da música gospel é vaga, ou é cantada em um estilo mundano-carnal-vulgar. E ainda chamam Jesus Cristo como “ele”, “você”, “eu”, etc. Artistas gospel querem apelar ao mundo (para vender seus albun$ e ter lucro$!) usando suas táticas vocais. Eles não se saem bem dizendo o que significa – mas eles normalmente põem o suficiente destas táticas em sua “agenda oculta” para vender seus albun$ para os cristãos.
Em algumas de suas músicas eles explicam em forma escrita ao invés da forma de composição – porque quando você as ouve – é uma total bobagem!
A MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MENSAGEM – NÃO A MÚSICA NEM O MÚSICO
A Música Cristã deve dar TODA a atenção e glória ao Senhor – e NENHUMA a música ou ao musico, ou cantor. Ao Senhor deve ser dada TODA a glória, TODA e honra e TODO o louvor. Espiritualmente falando, o músico cristão deve ser ouvido, mas não visto – o músico cristão deve estar escondido em Cristo.
A Música Cristã deve enfatizar e glorificar o Senhor – não a música nem o músico.
“Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor”. Salmos 66:2.
Os músicos cristãos de hoje estão de tal modo empenhados em impactar o mundo com a sua “música” que a mensagem fica sem sentido. Uma grande quantidade de música cristã (especialmente com as gravações que as acompanham) é uma “performance” ao invés de uma mensagem. A “performance” destrói completamente a mensagem tomando toda a atenção para a pessoa ou para a música. Consequentemente, a música “rouba” do Senhor qualquer louvor e de uma perspectiva cristã é uma coisa infrutífera.
Lamentavelmente, muitos músicos (e isto não é limitado a músicos gospel) são como aqueles que o Senhor Jesus falou em João 12:
“Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus”. João 12:43.
Muitos dos músicos cristãos de hoje são mais animadores do que ministros. Uma grande quantidade de músicos (e isto não se limita a música gospel ou ao rock cristão) está mais interessada em impressionar sua audiência e exibir seu talento musical do que ministrar. Você não pode cantar para “agradar ao homem” e cantar para o Senhor. É uma coisa ou outra.
“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”. Gl 1:10.
Música Cristã não é entretenimento. Música Cristã é alimento espiritual. A Música Cristã verdadeira admoesta, enquanto glorifica ao Senhor.
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Cl 3:16.
Música Cristã vem de uma alma regenerada, não de uma voz. Belas vozes são de pouco valor. Mas almas regeneradas são “muito mais preciosas do que o ouro”. Eu lembro das vezes em que observava músicos cristãos que em suas apresentações alcançavam de forma perfeita as execuções das musicas – porém Deus não estava ali. E também tinha visto, muitas vezes, apresentações solo onde a pessoa não conseguia cantar direito – mas Deus estava com ela – e era glorificado assim!
Música Cristã não é entretenimento, nem um show de talentos, nem performance ou concerto –mas um ministério SÉRIO para o Senhor.
Dr. Frank Garlock, é autor de vários livros sobre a música crista e também instrutor de música cristã por mais de 40 anos. Dr. Garlock escreveu em seu livro, Music in the Balance:
“Contrariamente a opinião popular, a música sacra não é para entretenimento. Música Cristã é em primeiro lugar e principalmente um veículo para louvar e glorificar ao Senhor” (Garlock, Frank & Woetzel, Kurt, Music in the Balance, Majesty Music, 1992 p.54)
A MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MENSAGEM – NÃO A MÚSICA NEM O MÚSICO
MÚSICA CRISTÃ É NA IGREJA LOCAL – NÃO É EM SALAS DE CONCERTO, NEM EM CLUBES NOTURNOS
O lugar de adorar e ter comunhão com Deus é na Igreja Local.
“Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos”. Salmos 149:1.
“Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação”. Salmos 22:22.
“Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação”. Hb 2:12.
Embora haja exceções, o lugar principal para a Música Cristã (excluindo gravações, cd’s) é na igreja. Os artistas gospel justificam suas performances em locais mundanos como auditórios e clubes noturnos dizendo que estão tentando “alcançar os perdidos”. É claro que ao mesmo tempo eles cobram cachês para se apresentarem e raramente, ou melhor, nunca – o Senhor Jesus Cristo, ou o inferno, ou o pecado ou algo sobre “doutrina da salvação” é falado para ganhar alguma alma!
Uma grande parte dos artistas gospel raramente fazem suas performances em igrejas. Quando o fazem é tido como um “concerto somente”, uma coisa menor do que o ministrar em uma igreja.
A maior parte dos artistas gospel realizam seus “shows” em auditórios, salas de concerto, até mesmo alguns deles se apresentam em mundanos clubes noturnos.
A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER ALIMENTO PARA O ESPÍRITO – NÃO PARA A CARNE
A vida cristã é uma vida espiritual.
Um cristão é novamente nascido através do Espírito.
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. João 3:6-7.
Um cristão deve andar no Espírito:
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gl 5:16.
Deus é Espírito – e se deve adorá-lo em espírito.
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4:24.
A Música Cristã deve ser espiritual – não carnal.
“...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. I Co 14:15.
Os artistas gospel muitas vezes falam em alto e bom som que “a Bíblia não dá qualquer diretriz para a música cristã. Este é um assunto de gosto e de preferência pessoal.” Quando confrontados com Efésios 5:19 e Colossensses 3:16, eles inesperadamente olham para estas passagens como se fosse a primeira vez. É importante para o Senhor observá-la bem. A Bíblia lista três tipos específicos de musicas cristãs; salmos, hinos e cânticos ESPIRITUAIS. E certamente a música e o rock gospel não são salmos, nem hinos, nem cânticos espirituais!
O ROCK E A MÚSICA GOSPEL SÃO MUSICAS CARNAIS!
A Música Cristã deve alimentar o espírito – NÃO A CARNE.
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” Ef 5:19.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Cl 3:16.
O cristão já “crucificou a carne”.
“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Gl 5:24.
O ESPÍRITO e a CARNE são contrários um ao outro e se opõem. Eles são inimigos.
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro,...” Gl 5:17.
Isto não pode ser mais claro – Música Cristã deve alimentar o ESPÍRITO – NÃO A CARNE.
E o rock gospel (e a música gospel) é da CARNE.
Não há duvida – o rock é da CARNE. É CARNAL. Isso é porque o mundo “ama” este tipo de música. O mundo não ama as coisas espirituais – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Co 2:14) – mas o que é CARNAL. E é por isso que o mundo “ama” essa música. Alguns “testemunhos” sobre isto:
“Mas o rock tem apenas um apelo sexual, um apelo selvagem, para o desejo sexual – não o amor, ou o sentimento sexual normal, mas desejo sexual rude e animalesco”. (Bloom, Alan, The Closing of the American Mind, Simon & Schuster, 1987 p.73)
“Os admiradores do rock querem que o seu apelo seja atraente fazendo-o respeitável. O fato é que não pode ser feito. O rock é atraente apenas porque é vulgar, ...o rock é a quinta-essência da vulgaridade. É grosseiro, aberrante e insípido”. (Pattison, Robert, The Triumph of Vulgarity, 1987, preface, p.4).
O rock e qualquer música nesse estilo – é da CARNE! Você pode se intitular “cristão”, mas se não mudou sua natureza – ainda está na CARNE. Você pode ser uma “doce” estricnina, mas se não foi feito nova substância – ainda é VENENO.
O QUE É A MÚSICA ROCK?
Qual é a principal característica da música rock? O que a faz diferente de outros estilos musicais? Porque o rock apela para a carne? O que o rock possui que toma conta da música do mundo?
Para responder corretamente a essas questões examinemos os componentes da música. A música é composta de três componentes principais: melodia, harmonia e ritmo. Se um desses componentes estiver ausente, então não há música, há apenas barulho.
Melodia:
O dicionário Webster's define melodia como: 1. som agradável; música 2. O tema principal de uma composição musical. 3. Um tom; canção (The Grosset Webster Dictionary, p. 372)
A melodia é a principal parte da música. Melodia é o tema das canções. Sem a linha de melodia não há música. Melodia é a linha horizontal das notas que seguem a partitura da música.
Eis algumas citações de músicos famosos sobre a melodia:
“Melodia é a coisa principal; harmonia é plenamente útil para cativar o ouvido”. Joseph Haydn (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 15)
“Três coisas fazem parte de uma composição, primeiro de todas: a melodia; depois melodia novamente; então finalmente, pela terceira vez, melodia”. Salomon Jadassohn (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 15)
“Melodia é a verdadeira essência da música”. Wolfgang Amadeus Mozart (Wordsworth Dictionary of Musical Quotations, p. 16)
Harmonia:
O dicionário Webster's define harmonia como: agradável extensão do som. Uma sucessão de acordes. (The Grosset Webster Dictionary, p. 281)
Harmonia é quando duas ou mais notas são tocadas ao mesmo tempo. Harmonia adiciona profundidade a linha da melodia. Harmonia é a base para a formação dos acordes. Harmonia é a linha vertical onde as notas se encontram na partitura da música.
Ritmo:
Nosso amigo Webster define ritmo como: o padrão de timbres com referencia ao seu relativo valor de tempo. (The Grosset Webster Dictionary, p. 490)
Ritmo é o movimento na música. Sem o ritmo, a música seria uma coisa só, um som contínuo, ou um barulho incontrolável. Ritmo ou a batida é a “cola” que prende tudo junto. O ritmo é “despercebido”, mas é um componente requerido na partitura da música.
O QUE HÁ DE DIFERENTE COM A MÚSICA ROCK?
O rock não se parece com nenhum outro tipo de música. Em outros tipos, a melodia é o principal componente, mas no rock – o ritmo ou a batida toma conta literalmente da música.
“O ritmo no rock é a parte dominante na música. A forte ênfase na BATIDA é o que distingue o rock de todos os outros tipos de música". (Frank Garlock, Music in the Balance, p. 32)
“Possivelmente a mais importante definição do rock seja A BATIDA... o rock é diferente de outros tipos de música principalmente por causa da BATIDA.” (Charles Brown, The Art of Rock and Roll, p. 42)
E é esta BATIDA que a carne ama!
“A sexualidade da música é usualmente referida em termos de ritmo – e é a BATIDA que comanda diretamente uma reação FÍSICA.” (Simon Frith, Sound Effects, Youth, Leisure, and the Politics of Rock 'n' Roll, p. 240)
“O ritmo é o elemento da música mais estreitamente ligado ao MOVIMENTO DO CORPO [carnal, mundano], para a ação FÍSICA. Este padrão quando repetido várias vezes [o que é exatamente o que a música rock faz] pode ter um efeito hipnótico sobre nós”. (Joseph Machlis, The Enjoyment of Music, p. 19)
Vários artistas gospel dizem: “A Bíblia não dá instruções sobre o ESTILO de música que um cristão deva ouvir. Este é um assunto de preferência e cultura.” Há muitos artigos e livros que advogam que a Bíblia não fornece instruções sobre o tipo de música que um cristão deva ouvir.
Don Butler, diretor executivo da Gospel Music Association:
“Não existe tal coisa de “música gospel”. Todo estilo e forma de música podem se tornar gospel, não importa se é jazz, pop, rock ou rap.” (IM Mar/Apr 1991 p. 27)
Mas, o que diz o Senhor Deus? A Bíblia não nos fornece nenhuma indicação do tipo de música que devemos cantar? O Senhor que fez os céus e a terra, foi quem criou a música, quem pôs tanta ênfase na música em Sua Palavra - Ele por acaso se esqueceu de nos dizer o que é a Música Cristã?
Não. Graças a Deus – que Ele nos deu instruções para a música. Graças a Deus – que podemos ENTERRAR “de uma vez por todas” a ridícula MENTIRA que – “A Bíblia não dá instruções sobre o ESTILO de música que um cristão deva ouvir e que este é um assunto de preferência e cultura”.
Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta entregue ao esquecimento; faça doces MELODIAS, canta muitas canções, para que haja memória de ti. Isaías 23:16
Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de MELODIA. Isaías 51:3
O Senhor Deus se refere a música como MELODIA! De acordo com Deus – a ênfase da música cristã é a MELODIA – não a batida! E é isso o que a mundana música gospel busca “imitar” – “a Bíblia não fornece instruções sobre o tipo de música que um cristão deva ouvir. Isto tudo é um assunto de preferência e cultura?”. Isto é porque eles não conseguem entender ou não leem a Bíblia? Ou é porque eles não se importam com o que Deus diz? Tenho mostrado a muitos artistas gospel Efésios 5:19 e todos, de forma distante, respondem: “eu realmente não entendo isto”. Em outras palavras – “eu não me importo com o que Deus diz – eu quero tocar música gospel!”.
Lembro das palavras do Senhor Jesus Cristo ao descrever certas pessoas, o quanto são semelhantes ao artistas gospel que “tem olhos mas não veem e ouvidos não ouvem”.
E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem COMPREENDESTES ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Marcos 8:17-18
Até aqui vemos que:
1. MELODIA é a principal parte da música.
2. A ênfase do rock é a BATIDA.
3. Deus define música como MELODIA.
Agora, você está pronto para isto? Segure-se em sua cadeira e fique firme – aqui vai uma bomba! A maior parte da música rock/gospel não possui qualquer tipo de MELODIA! De acordo com a definição técnica de música – o rock não é sequer música! De acordo com a Palavra de Deus – o rock não é música!
SEM MELODIA = NÃO HÁ MÚSICA!
Lenny Seidel, pianista e professor de música por vinte e cinco anos, mostra definição de ambas, música sacra e rock/gospel:
“A verdadeira música sacra deve ser composta de três elemetos – todos em perfeito equilíbrio entre si, que são: melodia, harmonia e ritmo. A música rock não tem MELODIA, somente fragmentos de melodia continuamente repetidos. Desde que isso não é melodia verdadeira, não há harmonia verdadeira. O que existe é SOMENTE RITMO. E o ritmo em si mesmo não é música”. (Leonard J. Seidel, Face the Music – Contemporary Music On Trial, pp. 46-51)
Em seu clássico livro The Understanding of Music, o autor, Charles R. Hoffer, responde a nossa questão: O que torna o rock diferente de outros estilos populares de música?
“O que faz o rock diferente do jazz e de outros estilos de música popular? Uma das características é a BATIDA PESADA, que permite a um olhar crítico definir o rock como ‘música em que a bateria carrega a MELODIA’ ”. (Charles R. Hoffer, The Understanding of Music, p. 503)
A autora popular, Martha Bayles, escreveu em seu livro , "Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music":
“... a música popular é vista no fim hostilizando qualquer som tradicionalmente associado com a música." (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 4)
Até mesmo os roqueiros do satânico grupo Rolling Stones admitem que o rock não é música – mas BARULHO!
“É um BARULHO o que fizemos. Isto é tudo. Você pode pegar isto e chamar de música”. Mick Jagger, Rolling Stones (Roy Carr, The Rolling Stones - An Illustrated Record, p. 37)
SEM MELODIA = NÃO HÁ MÚSICA
A música rock enfatiza o que é intrincado, fatigante, sendo conduzido pela BATIDA. Qual instrumento é mais ouvido no rock? Qual instrumento que é mais contundente nesta batida pesada?
A BATERIA
A Bíblia lista muitos tipos de instrumentos: Salmos 150:3-5 diz:
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Salmos 150:3-5
Com todas as muitas referências para instrumentos musicais, existe um instrumento que NUNCA é mencionado! A BATERIA! Instrumentos de percussão – tais como os tambores – que é a mãe da bateria, eram muito comuns no Egito e nas terras em volta de Israel. Contudo, a bateria NUNCA é mencionada na Bíblia.
O Senhor esqueceu de incluir a bateria ou existe alguma outra razão?
É porque – ela é associada com o vodu, xamanismo, paganismo e rituais mágicos?
“[Tambores] representam a batida do coração e são tocados para invocar poderes mágicos.” (Miranda Bruce-Mitford, The Illustrated Book of Signs & Symbols, DK Publishing, 1996 p.80)
“O xamã era o primitivo “cabeludo”, o primeiro rock star vestido com trajes de couro, dançando POSSUÍDO pelo ritmo estrepitante de UM TAMBOR”. (Danny Sugerman, Appetite for Destruction, p. 208)
“Na Sibéria, norte da Ásia, os tambores são usados em rituais xamanistas para curar as pessoas. É crido que o xamã pode se comunicar com o mundo espiritual através da percurssão de tambores.” (Louise Tythacott, Musical Instruments, Thomas Learning, 1995, p. 37)
“Danças e rituais pagãos são sempre acompanhados pela incessante BATIDA DE TAMBORES. Esse ritmo tem um papel fundamental nestas atividades demoníacas”. (Hart, Lowell Satan's Music Exposed, Salem Kirban Inc., 1980 p.71)
Robert Palmer é editor da revista de rock Rolling Stone e outras do gênero. Palmer possui também curso de música pela universidade de Yale e em muitas outras universidades. Ele foi o consultor chefe para o altamente aclamado documentário "History of Rock 'n' Roll" que foi transmitido pela televisão. Palmer, em defesa e pelo “amor” ao rock, é considerado uma autoridade do gênero. Eis o que ele diz sobre o rock e os tambores [leia-se bateria]:
“A batida dos tambores [usados no vodu] sagrados para o povo ioruba da Nigéria e Cuba: Sua batida provê um modelo para o ritmo oculto do rock”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.46)
“A ideia de que certos padrões de RITMOS ou sequências destes servem como condutores para energias espirituais entre as pessoas com a divindade é a base das tradições pagãs africanas e das religiões que dela derivaram para as Américas. E se estamos falando historicamente ou musicalmente das frases, figuras e sons musicais que fazem o rock, podemos enfim traçar até a música africana sua espiritual e primitiva natureza ritual. Neste sentido, o rock é um tipo de vodu”. (Robert Palmer, Rock & Roll, An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.53)
Palmer descreve como os tambores são usados para possessão em rituais de vodu – e o mesmo tipo de tambor é parte básica do rock e da música gospel!
“A batida dos tambores, ou seus padrões de ritmo, são como sinais para o reino dos deuses, os convidando e encantando a vir e montar ou POSSUIR seus cavalos, ou devotos... O padrão específico ou toques incluem algumas frases, sons e figuras que são a base para o vocabulário do rock”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.62)
Há um episódio relatado em uma revista da nova era, a New Age Journal, descrevendo a possessão pelos tambores. Veja que até mesmo os devotos do ocultismo ficam longe destes tambores:
“Eu lembro de uma conversa que tive uma vez em Cuba com um repórter do New York Times, ‘fique longe desses tambores’, ele me disse, se referindo a alguém que tinha invocado os deuses em uma cerimônia ritual chamada “santeria”. ‘Se eu em algum momento realmente acreditei no poder desses TAMBORES, minha vida mudaria e eu não estaria preparado para tal’, ele disse. Eu sabia do que ele estava falando. Eu estava mentalmente ligado nessa percussão. A ouvia o bastante para perceber que havia alguma energia, algum tipo de interconectividade, que se tornava palpável. E eu estava faminto por esses tambores. Ainda mais que eu estava a ponto de entregar a eles." (A Shaman's Story, by Elizabeth Hanly (A Vodoun priest leads the author on a journey of understanding, New Age Journal, March/April 1997 pp.56-57)
Little Richard, auto-proclamado “arquiteto do rock”, admite que Satanás controla e influencia sua vida e sua música:
“Minha verdadeira crença sobre o rock – é esta: eu acredito que este tipo de música é demoníaca. As BATIDAS em minhas músicas são tomadas do vodu, dos tambores do vodu”. (Charles White, The Life and Times of Little Richard, p. 197)
Danny Sugerman, uma autoridade na música rock e autor de vários livros sobre o tema, escreveu em Appetite for Destruction:
“O xamã era o primitivo “cabeludo”, o primeiro rock star vestido com trajes de couro, dançando possuído pelo ritmo estrepitante de UM TAMBOR... para esses povos, a comunicação com os deuses era sinônimo de TAMBORES... o corpo pode se tornar o canal para a deidade, uma deidade não necessariamente do mesmo sexo da do adorador e os TAMBORES são os catalisadores de todo o processo. O êxtase provocado pelo RITMO então torna-se histeria, os que é chamado simplismente de possessão”. (Danny Sugerman, Appetite for Destruction, p.208, 181)
David Tame escreveu em The Secret Power of Music:
“Hoje o BATERISTA difere pouco do xamã em seu incessante bater rítmico e do mesmo modo muitas vezes entra em uma forma de transe enquanto faz sua performance”. (The Secret Power of Music, David Tame, p. 199)
O TAMBOR sempre foi associado com o paganismo e os demônios. De fato, até pouco mais de uma centena de anos atrás, tambores eram proibidos (exceto para os militares) na América!
“A chegada de escravos africanos trouxe uma forte influência para música da América. Nos séculos 17 e 18, milhões de africanos foram tomados como escravos para trabalharem nas plantações do sul dos EUA. Eles trouxeram consigo muitas de suas próprias tradições, mas foram proibidos de tocar seus tambores.” (Louise Tythacott, Musical Instruments, Thomas Learning, 1995, p.19)
Você sabia que New Orleans é a capital do vodu nos EUA e também a terra natal do jazz? Porque os bateristas foram proibidos nos EUA – exceto em New Orleans!
“Isto é fato sobre New Orleans. Negros que tocavam tambores, cantavam e dançavam eram desencorajados em relação a isso e até mesmo repetidamente banidos para outras partes da América do Norte, acabavam indo parar nesta cidade onde cresceram apartir do começo do século 18. Esta ‘única herança’ tinha formado e estimulado a música em New Orleans desde então, bem como a distinguiu de todo o resto da cultura musical americana, fazendo desta cidade uma incubadora ideal para ser uma espécie de marco da contracorrente musical e sendo ritmicamente orientada para ser como o rock and roll”. (Palmer, Robert Rock & Roll An Unruly History, Harmony Books, New York, 1995 p.21)
Quando os primeiros negros foram convertidos ao Cristianismo eles souberam o poder e influência demoníaca dos TAMBORES e se abstiveram totalmente de usá-los! Eles se referiam aos tambores como “os tambores do diabo”. (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 138)
“Historicamente os negros tinham trazido consigo alguns instrumentos e práticas; eles permitiam o uso de pandeiros, em certas situações, mas não TAMBORES”. (Martha Bayles, Hole in Our Soul: The Loss of Beauty and Meaning in American Popular Music, p. 130)
Uma orientação simples para a Música Cristã é NÃO USAR BATERIA!
MÚSICA CRISTÃ DEVE ALIMENTAR O ESPÍRITO – NÃO A CARNE!
MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MELODIA – NÃO A BATIDA!
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