A ÁRVORE QUE CANTA
Evento religioso comemorado à época natalina pela 1ª Igreja Batista de Vitória-ES, trata-se de um musical formado por um coral, em que as pessoas estão dispostas numa formação que imita uma árvore de Natal. Conforme a foto do link http://www.pibvitoria.org.br/wp-content/uploads/2007/12/imagem-093-1.jpg esse musical é acompanhado por uma apresentação teatral.
Gostaria de lembrar-lhes que o verdadeiro crente sempre tem na Bíblia sua única fonte de revelação da verdade de Deus e de Sua soberana vontade. O que precisamos saber a respeito de Deus, do Senhor Jesus Cristo e da Sua verdade se encontra somente e unicamente na Bíblia Sagrada.
Ela é fonte de vida e salvação. Através da Bíblia o crente se fortalece na verdade divina, e se prepara para enfrentar as enganações e ardis que Satanás coloca no mundo, inclusive no mundo religioso através de homens maus e enganadores.
29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29:29 ACF)
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; (João 17:20 ACF)
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6:10-17 ACF)
Quanto ao Natal, comemorado em muitos países como o nascimento de Cristo, será realmente bíblico? Há alguma indicação na Bíblia, ou uma ordem direta do Senhor Jesus Cristo, para que comemoremos o seu nascimento? Há sequer algum versículo ou palavra que indique em que data Ele nasceu? Se Deus quisesse que comemorássemos o nascimento de Seu Filho não deixaria isso bem claro? Vejamos o que Jesus Cristo ordenou que fizéssemos:
19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (João 22:19 ACF)
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (1 Coríntios 11:23-26 ACF)
E quanto ao Natal então, de onde vem? Eis alguns links onde há esclarecimento acerca dessa comemoração do mundo, de origem pagã:
http://www.solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm
http://www.solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/NatalFestaPaga-Ferraz.htm
http://www.solascriptura-tt.org/Diversos/NatalSobLuzPalavraDeus-CarlHenriq.htm
Voltando ao assunto desse artigo, pesquisando na internet, encontrei links verdadeiramente esclarecedores, que comprovam a origem ocultista de tal evento, ligado à magia e a talismãs:
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/lendas.html
Para curar uma rainha; para defender uma pessoa, é preciso encontrar três objetos encantados: a árvore que canta, o pássaro que fala e a água de ouro (Carnoy, Contes français).
http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/bameric/12693858724598273098435/p0000001.htm
Lembram-me a história da princesa Parizat nAs Mil e uma noites. No alto da montanha havia três talismãs: a árvore que canta, o pássaro que fala e a água amarela. Quem subisse até lá seria possuidor de todos três, mas o caminho era aspérrimo e as pedras faziam um estranho clamar. Quem atendesse ao chamado das pedras em pedras se transformava. Só a princesa chegou ao pico da montanha.
http://blig.ig.com.br/mitografias/2009/01/19/34/
Na Ásia central, Coréia e Austrália, em diversos grupos étnicos, a Árvore é tida como o antepassado místico do ser humano. Associada à fertilidade, em regiões da Índia existe o costume de se casar à noite com uma árvore, horas antes da festa propriamente dita do matrimônio. Em diversos e ricos contos folclóricos encontra-se a Árvore que Canta. Na Paixão de Santa Perpétua e São Saturnino, num sonho, os dois são levados a um espacial jardim do Oriente onde altas árvores não param de cantar. Jung, psicólogo suíço, atribui à árvore um caráter bissexual simbólico: “devido ao fato de seus nomes latinos originais serem muitas vezes femininos, embora com suas desinências masculinas” a árvore materna-feminina com o seio de sua copa brotada de frutos suculentos, mas também a árvore paterna-masculina com seu tronco fálico e rijo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84314449-as-mil-e-uma-noites-coleco-em-12-volumes-ilustrada-1958-_JM
As mil e uma noites
a árvore que canta, o pássaro falante e o lago de ouro
Também encontrei na internet esses links que reportam esse costume ao catolicismo e espiritismo da LBA, aqui chamado de Árvore Cantante:
http://www.canelasite.com.br/noticias/geral/id:2946/search:sebastiao
Árvore Cantante
Texto publicado em 07/12/2001
Montada em frente ao largo da Igreja São Pedro a Árvore Cantante é um espetáculo diferente que encanta a todos por sua magia e grandiosidade. Segundo o coordenador do evento Padre Eloi Sandi a idéia surgiu “há uns 10 anos, foi evoluindo no que hoje. Relembra que começou com os laços de plásticos, hoje toda enfeitada com laços de veludo, tem efeitos de luzes, e este ano em especial a árvore faz um giro”
No dia 05 de dezembro apresentou o Coral Municipal de Gramado e Voces Animae que entoou 10 músicas natalinas.
http://www.pautaassessoria.com.br/index.php?secao=noticias&modulo=noticias&acao=mostra&id_noticia=294
Confira a programação da semana no Natal Luz de Gramado:
TERÇA, 04 DE DEZEMBRO
15h – Oficina de Enfeites natalinos de madeira
18h – Visita do Papai Noel à Vila de Natal
21h – Show de Acendimento das Luzes
21h30min – Nativitaten
QUARTA, 05 DE DEZEMBRO
18h – Visita do Papai Noel à Vila de Natal
20h – Árvore Cantante com o coral da Legião da Boa Vontade
21h – Show de Acendimento das Luzes
21h30min – Grande Desfile de Natal
http://www.dataworks.com.br/noticias/pirenopolis+tera+arvore+de+natal+de+50+metros/124499/
Pirenópolis terá árvore de Natal de 50 metros
GOIÁS - 13/12/2008 - 21:51:00
Agência Goiana de Comunicação
A cidade de Pirenópolis ganha atrações especiais neste Natal. O Conselho Municipal do Turismo (Comtur), com o apoio da GoiásTurismo e do governo estadual montará uma árvore de Natal de 50 metros no Morro do Frota. Ela poderá ser vista de qualquer ponto da cidade. Além disso, a organização vai instalar, em frente a Igreja Matriz a Árvore Cantante. O projeto conta com um coral de 35 crianças que se apresentarão todos os finais de semana, até 6 de janeiro.
A Comissão de Natal montou também uma exposição de presépios na Casa de Câmara e Cadeia e criou um roteiro de visitação nas residências, para que todos possam conhecer os tradicionais presépios artesanais criados pelos moradores. Os festejos natalinos serão apresentados ao público na quarta-feira, 17, às 20 horas, e incluem na programação a primeira apresentação do coral e o desfile do Papai e Mamãe Noel.
O culto de adoração à natureza, incluindo aí árvores, é de cunho demoníaco. É adoração à criatura no lugar do Criador. Existem a algumas décadas grupos ideológicos, como o Greenpeace e o WWF, cujas propagandas na TV propagam essa abominação, pois acreditam que a terra é um organismo vivo, chamada de Mãe Gaia. Algumas escolas levam os alunos a passeios no campo, ensinando-os a abraçarem árvores para protegê-las, incutindo essa idolatria na cabeça de nossas crianças e jovens.
25 E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. (Juízes 6:25 ACF)
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; (Romanos 1:25-28 ACF)
Decida-se, caro leitor! De que lado quer estar? A quem quer servir verdadeiramente? Ou prefere se deixar enganar pelas artimanhas do maligno, pelas enganações de homens que cauterizaram suas próprias consciências? Não se pode servir a dois senhores. Não se pode servir ao mundo e ao que nele há, e ao mesmo tempo a Deus.
14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:14-15 ACF)
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. (1 Coríntios 10-21 ACF)
14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:14-18 ACF)
14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10-14 ACF)
5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (1 João 4:5-6 ACF)
Paulo Cesar Semblano da Costa - 30/01/2009
Gostaria de lembrar-lhes que o verdadeiro crente sempre tem na Bíblia sua única fonte de revelação da verdade de Deus e de Sua soberana vontade. O que precisamos saber a respeito de Deus, do Senhor Jesus Cristo e da Sua verdade se encontra somente e unicamente na Bíblia Sagrada.
Ela é fonte de vida e salvação. Através da Bíblia o crente se fortalece na verdade divina, e se prepara para enfrentar as enganações e ardis que Satanás coloca no mundo, inclusive no mundo religioso através de homens maus e enganadores.
29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29:29 ACF)
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; (João 17:20 ACF)
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6:10-17 ACF)
Quanto ao Natal, comemorado em muitos países como o nascimento de Cristo, será realmente bíblico? Há alguma indicação na Bíblia, ou uma ordem direta do Senhor Jesus Cristo, para que comemoremos o seu nascimento? Há sequer algum versículo ou palavra que indique em que data Ele nasceu? Se Deus quisesse que comemorássemos o nascimento de Seu Filho não deixaria isso bem claro? Vejamos o que Jesus Cristo ordenou que fizéssemos:
19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (João 22:19 ACF)
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (1 Coríntios 11:23-26 ACF)
E quanto ao Natal então, de onde vem? Eis alguns links onde há esclarecimento acerca dessa comemoração do mundo, de origem pagã:
http://www.solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm
http://www.solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/NatalFestaPaga-Ferraz.htm
http://www.solascriptura-tt.org/Diversos/NatalSobLuzPalavraDeus-CarlHenriq.htm
Voltando ao assunto desse artigo, pesquisando na internet, encontrei links verdadeiramente esclarecedores, que comprovam a origem ocultista de tal evento, ligado à magia e a talismãs:
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/lendas.html
Para curar uma rainha; para defender uma pessoa, é preciso encontrar três objetos encantados: a árvore que canta, o pássaro que fala e a água de ouro (Carnoy, Contes français).
http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/bameric/12693858724598273098435/p0000001.htm
Lembram-me a história da princesa Parizat nAs Mil e uma noites. No alto da montanha havia três talismãs: a árvore que canta, o pássaro que fala e a água amarela. Quem subisse até lá seria possuidor de todos três, mas o caminho era aspérrimo e as pedras faziam um estranho clamar. Quem atendesse ao chamado das pedras em pedras se transformava. Só a princesa chegou ao pico da montanha.
http://blig.ig.com.br/mitografias/2009/01/19/34/
Na Ásia central, Coréia e Austrália, em diversos grupos étnicos, a Árvore é tida como o antepassado místico do ser humano. Associada à fertilidade, em regiões da Índia existe o costume de se casar à noite com uma árvore, horas antes da festa propriamente dita do matrimônio. Em diversos e ricos contos folclóricos encontra-se a Árvore que Canta. Na Paixão de Santa Perpétua e São Saturnino, num sonho, os dois são levados a um espacial jardim do Oriente onde altas árvores não param de cantar. Jung, psicólogo suíço, atribui à árvore um caráter bissexual simbólico: “devido ao fato de seus nomes latinos originais serem muitas vezes femininos, embora com suas desinências masculinas” a árvore materna-feminina com o seio de sua copa brotada de frutos suculentos, mas também a árvore paterna-masculina com seu tronco fálico e rijo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84314449-as-mil-e-uma-noites-coleco-em-12-volumes-ilustrada-1958-_JM
As mil e uma noites
a árvore que canta, o pássaro falante e o lago de ouro
Também encontrei na internet esses links que reportam esse costume ao catolicismo e espiritismo da LBA, aqui chamado de Árvore Cantante:
http://www.canelasite.com.br/noticias/geral/id:2946/search:sebastiao
Árvore Cantante
Texto publicado em 07/12/2001
Montada em frente ao largo da Igreja São Pedro a Árvore Cantante é um espetáculo diferente que encanta a todos por sua magia e grandiosidade. Segundo o coordenador do evento Padre Eloi Sandi a idéia surgiu “há uns 10 anos, foi evoluindo no que hoje. Relembra que começou com os laços de plásticos, hoje toda enfeitada com laços de veludo, tem efeitos de luzes, e este ano em especial a árvore faz um giro”
No dia 05 de dezembro apresentou o Coral Municipal de Gramado e Voces Animae que entoou 10 músicas natalinas.
http://www.pautaassessoria.com.br/index.php?secao=noticias&modulo=noticias&acao=mostra&id_noticia=294
Confira a programação da semana no Natal Luz de Gramado:
TERÇA, 04 DE DEZEMBRO
15h – Oficina de Enfeites natalinos de madeira
18h – Visita do Papai Noel à Vila de Natal
21h – Show de Acendimento das Luzes
21h30min – Nativitaten
QUARTA, 05 DE DEZEMBRO
18h – Visita do Papai Noel à Vila de Natal
20h – Árvore Cantante com o coral da Legião da Boa Vontade
21h – Show de Acendimento das Luzes
21h30min – Grande Desfile de Natal
http://www.dataworks.com.br/noticias/pirenopolis+tera+arvore+de+natal+de+50+metros/124499/
Pirenópolis terá árvore de Natal de 50 metros
GOIÁS - 13/12/2008 - 21:51:00
Agência Goiana de Comunicação
A cidade de Pirenópolis ganha atrações especiais neste Natal. O Conselho Municipal do Turismo (Comtur), com o apoio da GoiásTurismo e do governo estadual montará uma árvore de Natal de 50 metros no Morro do Frota. Ela poderá ser vista de qualquer ponto da cidade. Além disso, a organização vai instalar, em frente a Igreja Matriz a Árvore Cantante. O projeto conta com um coral de 35 crianças que se apresentarão todos os finais de semana, até 6 de janeiro.
A Comissão de Natal montou também uma exposição de presépios na Casa de Câmara e Cadeia e criou um roteiro de visitação nas residências, para que todos possam conhecer os tradicionais presépios artesanais criados pelos moradores. Os festejos natalinos serão apresentados ao público na quarta-feira, 17, às 20 horas, e incluem na programação a primeira apresentação do coral e o desfile do Papai e Mamãe Noel.
O culto de adoração à natureza, incluindo aí árvores, é de cunho demoníaco. É adoração à criatura no lugar do Criador. Existem a algumas décadas grupos ideológicos, como o Greenpeace e o WWF, cujas propagandas na TV propagam essa abominação, pois acreditam que a terra é um organismo vivo, chamada de Mãe Gaia. Algumas escolas levam os alunos a passeios no campo, ensinando-os a abraçarem árvores para protegê-las, incutindo essa idolatria na cabeça de nossas crianças e jovens.
25 E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. (Juízes 6:25 ACF)
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; (Romanos 1:25-28 ACF)
Decida-se, caro leitor! De que lado quer estar? A quem quer servir verdadeiramente? Ou prefere se deixar enganar pelas artimanhas do maligno, pelas enganações de homens que cauterizaram suas próprias consciências? Não se pode servir a dois senhores. Não se pode servir ao mundo e ao que nele há, e ao mesmo tempo a Deus.
14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:14-15 ACF)
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. (1 Coríntios 10-21 ACF)
14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:14-18 ACF)
14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10-14 ACF)
5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (1 João 4:5-6 ACF)
Paulo Cesar Semblano da Costa - 30/01/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário