quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A igreja da irmã Marlene

A IGREJA DA IRMÃ MARLENE

Ontem à noite, quando estava na casa de alguém conhecido, que infelizmente é um crente neopentecostal, pois acredita em visões, curas, expulsão de demônios, música gospel, além de se declarar adepto de R. R. Soares, Edir Macedo e Marcelo Crivela, sendo que antes era contra essas abominações, veio com mais essa: “A igreja da irmã Marlene está cheia. Tem gente até do lado de fora.” A irmã Marlene a que se refere é uma pastora, cuja igreja ele já visitou e gostou muito, conforme declarou.
A sentença veio pela sua própria boca: a igreja é da irmã Marlene, ou melhor, a igreja é da religião da irmã Marlene.
A propósito, há duas semanas atrás, ao passar de ônibus por um bairro da cidade onde moro, um som alto me chamou a atenção. Ao olhar pela janela, notei que vinha de uma igreja, e vi claramente que estavam dançando uma coreografia no momento do culto. Mais adiante, já chegando ao terminal de ônibus, vi a mesma cena em outra igreja. Só que agora era um templo católico. E os católicos também falam em línguas.
Na “coluna da fé” de um jornal local, só se consegue saber de qual igreja estão falando, católica ou evangélica, se ler toda a notícia.
È bem provável que muitos evangélicos, a continuar desse modo, se aproximarão do catolicismo diante de tantas coincidências, e os chamarão de “irmãos católicos”, e participarão juntos de cultos ecumênicos.

Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos. (Ezequiel 20:39 ACF)

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:8-9 ACF)

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:17-18 ACF)

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. (Apocalipse 2:14 ACF)

Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. (Apocalipse 2:20-21 ACF)

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Apocalipse 18:4 ACF)

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:18-21 ACF)

Quanto à resposta que lhe devo referente à sua última pergunta, creio sim que Deus continua fazendo milagres todos os dias, mas não de forma espetacular. Não que Ele não possa fazê-lo, sendo o Senhor Deus Todo Poderoso. Mas Deus age conforme a Sua vontade.

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. (Romanos 8:24-25 ACF)

Se assim quiserem proceder, que fiquem com os seus sinais e maravilhas, com suas expulsões de demônios. Para mim basta a Sua palavra. Prefiro ficar com a revelação de Deus e do Senhor Jesus Cristo somente através das Sagradas Escrituras.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)

Quantas e quantas vezes Ele me salvou de situações que nem me lembro mais, desde o momento em que fui concebido, mesmo sendo eu um perdido no mundo, pois Jesus Cristo tocou em meu coração no início do ano passado. Portanto, foram 52 anos em que vivi nas trevas. E mesmo assim Jesus Cristo teve misericórdia de mim, e não permitiu que eu fosse condenado eternamente. E mesmo depois de salvo me livrou de outras tantas circunstâncias.
Quem não permitiu que eu morresse afogado na piscina, na minha infância? E a pressão alta que tenho? Poderia ter me causado muitas lesões graves, mas Deus assim não o consentiu. Muitas vezes também não permitiu que eu fosse a um determinado lugar para me proteger.
Quantas e quantas pessoas pelo mundo afora são curadas de doenças graves, desenganadas pelos médicos, que se espantam de ver, de repente, aquela pessoa que ele não acreditava que sobreviveria, e milagrosamente, pela mão de Deus, a doença regrediu e a pessoa voltou a ter uma vida normal.
Quantas e quantas vezes crentes deram testemunho de que estavam em perigo de vida, e declararam que foram salvas por um milagre.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. (2 Coríntios 11:25-27 ACF)

Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. (2 Timóteo 4:17 ACF)

Quantas e quantas vezes, após intensas orações, corações se converteram a Jesus, deixando de nelas habitar o mal e serem salvas, tornando-se elas morada do Espírito Santo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:19-20 ACF)

Quanto ao meu cunhado, citei-o porquê me entristeço vendo um crente que abominava certos procedimentos do mundo e, de repente, passa a praticá-los como se fossem agradáveis a Deus. E com ele muitos. Se está salvo, não o sei eu e nem o julgo. Cada um que se examine a si mesmo. Mas não posso deixar de lhe avisar.

Disse-me ainda o SENHOR: Filho do homem, porventura julgarás tu a Aolá e a Aolibá? Mostra-lhes, pois, as suas abominações. (Ezequiel 23:36 ACF)

Segue abaixo o capítulo 11 de Hebreus, da Almeida Corrigida e Fiel, para sua edificação:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hebreus 11:1-40 ACF)


Paulo César Semblano da Costa 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário