Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – Versão Almeida Revista e Corrigida – Edição de 1995
CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus
Os direitos de tradução do texto bíblico foram cedidos pela Sociedade Bíblica do Brasil.
As notas e os comentários são de inteira responsabilidade da Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
Cuidado com essa Bíblia! Enganosa e sorrateiramente, através de seus comentários, coloca dúvidas sobre a palavra de Deus. São inseridas propositalmente duas ou mais opiniões a respeito do mesmo assunto para causar dúvidas e levar à aceitação de heresias. Veja as anotações acerca dos versículos abaixo. Os comentários são para incutir como bíblico o ofício de pastora, inclusive com citações tiradas do seu contexto.
Já vi pessoas que, ao lerem um determinado versículo dessa Bíblia, imediatamente consultam essas explicações, tomando-as como verdade absoluta ao invés de crer na palavra de Deus. Não se dão nem ao trabalho de ao menos verificar biblicamente se o comentário fere a sã doutrina. Preferem crer mais nos comentários do que na palavra viva de Deus.
Em itálico o que se refere a essa Bíblia.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. (1 Timóteo 2:12-13 ACF)
Página 1703
2.12 – Alguns interpretam essa passagem como significando que as mulheres nunca deveriam ensinar na igreja; porém os comentaristas enfatizam que Paulo não proibiu, permanentemente, que as mulheres ensinassem. Uma companheira de ministério recomendada por Paulo, Priscila, ensinou Apolo, o grande pregador (Atos 18.24-26). Além disso, Paulo freqüentemente mencionava outras mulheres que ocupavam posições de responsabilidade na igreja (Rm 16.1). Maria, Trifena, Trifosa e Pérside eram obreiras do Senhor (Rm 16.6,12), assim como Evódia e Síntique (Fp 4.2). Paulo provavelmente estava proibindo as mulheres efésias, e não todas as mulheres, de ensinar (ver 2.9-15).
2.12 – Em sua referência às mulheres ouvirem e aprenderem em silêncio e com toda a submissão, Paulo está falando sobre uma atitude de calma e compostura (não de silencia total). Além disso, o próprio Paulo reconhece que as mulheres oravam e profetizavam publicamente (1 Co 11.5). Aparentemente, porém, as mulheres da igreja efésia estavam abusando de sua recém-adquirida liberdade cristã. Por serem novas convertidas, estas mulheres ainda não tinham experiência, maturidade e conhecimento cristão necessários para ensinar àqueles que já possuíam um profundo conhecimento das Escrituras.
2.13,14 – Em cartas anteriores, Paulo discutiu o papel dos homens e o das mulheres no casamento (Ef 5.21-33; Cl 3.18,19). Aqui ele fala sobre o papel dos homens e o das mulheres dentro da igreja. Alguns estudiosos vêem estes versículos a respeito de Adão e Eva como uma ilustração do que estava acontecendo na igreja efésia. Da mesma maneira que Eva havia sido enganada no jardim do Éden, as mulheres daquela igreja estavam sendo enganadas pelos falsos mestres. E da mesa forma que Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus, os homens da igreja de Éfeso deveriam ser os primeiros a falar e ensinar, porque tiveram mais treinamento. Este ponto de vista enfatiza que o ensino de Paulo aqui não é universal, mas se aplica às igrejas com problemas semelhantes. Outros estudiosos, porém, sustentam que o papel que Paulo aponta são projetos de Deus para sua ordem criada – Deus o estabeleceu para manter uma harmonia tanto na família como na Igreja.
Links sobre o lugar da mulher na igreja:
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS TRABALHOS NAS IGREJAS BATISTAS
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/hboyce_taylor/miscelania/cap01.html
MULHERES DEVERIAM PREGAR?
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/wayne_c/micelanea/cap01.html
O LUGAR DA MULHER NA IGREJA
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap36.html
Link para a SBTB – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, a única que vende a Bíblia Sagrada em português no Brasil, de João Ferreira de Almeida, fiel ao texto Massorético no Velho Testamento, e Textus Receptus no Novo Testamento.
http://www.biblias.com.br/
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil
Casa João Ferreira de Almeida
Rua Júlio de Castilhos, 108 - 120 - Belenzinho
Caixa Postal 1.35203059-000 - São Paulo - SP
Fones:em São Paulo: (11) 2693-5663
Nas demais localidades: 0800-12-4008
Fax: (11) 2695-3635
Funcionamento:Segunda à Sexta, das 8:30 às 17:00 h
Paulo Cesar Semblano da Costa - 15/02/2009
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Já vi pessoas que, ao lerem um determinado versículo dessa Bíblia, imediatamente consultam essas explicações, tomando-as como verdade absoluta ao invés de crer na palavra de Deus. Não se dão nem ao trabalho de ao menos verificar biblicamente se o comentário fere a sã doutrina. Preferem crer mais nos comentários do que na palavra viva de Deus.
Em itálico o que se refere a essa Bíblia.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. (1 Timóteo 2:12-13 ACF)
Página 1703
2.12 – Alguns interpretam essa passagem como significando que as mulheres nunca deveriam ensinar na igreja; porém os comentaristas enfatizam que Paulo não proibiu, permanentemente, que as mulheres ensinassem. Uma companheira de ministério recomendada por Paulo, Priscila, ensinou Apolo, o grande pregador (Atos 18.24-26). Além disso, Paulo freqüentemente mencionava outras mulheres que ocupavam posições de responsabilidade na igreja (Rm 16.1). Maria, Trifena, Trifosa e Pérside eram obreiras do Senhor (Rm 16.6,12), assim como Evódia e Síntique (Fp 4.2). Paulo provavelmente estava proibindo as mulheres efésias, e não todas as mulheres, de ensinar (ver 2.9-15).
2.12 – Em sua referência às mulheres ouvirem e aprenderem em silêncio e com toda a submissão, Paulo está falando sobre uma atitude de calma e compostura (não de silencia total). Além disso, o próprio Paulo reconhece que as mulheres oravam e profetizavam publicamente (1 Co 11.5). Aparentemente, porém, as mulheres da igreja efésia estavam abusando de sua recém-adquirida liberdade cristã. Por serem novas convertidas, estas mulheres ainda não tinham experiência, maturidade e conhecimento cristão necessários para ensinar àqueles que já possuíam um profundo conhecimento das Escrituras.
2.13,14 – Em cartas anteriores, Paulo discutiu o papel dos homens e o das mulheres no casamento (Ef 5.21-33; Cl 3.18,19). Aqui ele fala sobre o papel dos homens e o das mulheres dentro da igreja. Alguns estudiosos vêem estes versículos a respeito de Adão e Eva como uma ilustração do que estava acontecendo na igreja efésia. Da mesma maneira que Eva havia sido enganada no jardim do Éden, as mulheres daquela igreja estavam sendo enganadas pelos falsos mestres. E da mesa forma que Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus, os homens da igreja de Éfeso deveriam ser os primeiros a falar e ensinar, porque tiveram mais treinamento. Este ponto de vista enfatiza que o ensino de Paulo aqui não é universal, mas se aplica às igrejas com problemas semelhantes. Outros estudiosos, porém, sustentam que o papel que Paulo aponta são projetos de Deus para sua ordem criada – Deus o estabeleceu para manter uma harmonia tanto na família como na Igreja.
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A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS TRABALHOS NAS IGREJAS BATISTAS
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MULHERES DEVERIAM PREGAR?
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O LUGAR DA MULHER NA IGREJA
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap36.html
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Paulo Cesar Semblano da Costa - 15/02/2009
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