quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Hipocrisia espiritual

HIPOCRISIA ESPIRITUAL

1 E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:1-3 ACF)

Antes de começar, devo alertar-lhes que o Senhor Jesus Cristo também disse, muitas e muitas vezes, palavras duras para os ouvintes, que a interpretaram erroneamente. Porque não queriam mudar seu modo de vida, não nasceram de novo, e preferiram a religião judaica e a do mundo do que a Verdade viva de Deus: Jesus Cristo.

60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? 62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? 63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. 64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. 66 Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. (João 6: 60-66 ACF)

Mesmo sabendo que Israel não é a igreja, e nem a igreja é Israel, a comparação que faço agora entre o Brasil e a nação judaica se parece e muito, em minha opinião, com a situação espiritual em que vivia Israel à época em que Deus se manifestou em carne. O Senhor Jesus Cristo mostrou-lhes em inúmeras situações que havia apenas uma religião oca e vazia, sem misericórdia. Transformaram o que Deus lhes deu em hipocrisia religiosa. E que o tempo dos gentios havia de começar. E instituiu a sua igreja.

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:21_24 ACF)

Vejam a situação da Índia. Séculos e milênios debaixo da escravidão espiritual de Satanás deixaram aquele povo numa situação deplorável e degradante. Recentemente o governo indiano resolveu fazer sanitários públicos, pois a população faz suas necessidades na rua. Com Israel, quando estava com Deus, não era assim: 13 E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste. (Deuteronômio 23:13 ACF). Adoram vacas e ratos e sabe-se lá o que mais. Mas não são hipócritas, pois declaram abertamente o que adoram.
Situação parecida há nos Estados Unidos, em alguns estados, com relação ao racismo com negros. Em Portugal, quando lá trabalhei por seis meses, havia também um racismo bem latente. Mas não são hipócritas, pois declaram abertamente o que praticam. E inúmeras outras situações em países diferentes poderiam ser citadas do mesmo modo: declaram abertamente o que fazem.
O racismo no Brasil é sutil e escondido, não declarado, mas a discriminação se nota e se vê claramente no dia a dia, mesmo sabendo-se que Deus não faz acepção de pessoas. O mesmo acontece com relação à idolatria de adoração à natureza, incluindo aí animais e árvores, sendo essa veneração ainda mais latente, mesmo que declarem que não. Citando um exemplo, neste país se pratica o que eu chamo de cãolatria, tamanha é a adoração que se faz ao cachorro dentro de casa. O animal defeca dentro da casa, mora dentro dos lares, é tratado com frases como “papai chegou” “mamãe está aqui” “como está o meu bebê” e outras citações ridículas. Várias pessoas convivem com ratos dentro de casa, mas não querem colocar veneno porque pode atingir ao “membro da família”. Acham um horror que o coreano coma carne de cachorro, esquecendo-se que o irmão em Cristo coreano não vai deixar de ser menos ou mais meu irmão porque tem esse cardápio em sua alimentação.
Poder-se-ia afirmar que em outros países também assim o é. Em primeiro lugar, isso é uma desculpa esfarrapada e muito usada, inclusive em outras áreas de discussão, para justificar o que se faz de errado. Segundo, mesmo sabendo que essa cãolatria existe em todo o planeta, não é motivo para que eu também a pratique.
E onde entra a hipocrisia nisso? A nação brasileira se declarou no último censo como um povo temente e que crê em Deus. Mas está adorando imagens, animais, natureza, artistas, jogadores de futebol, sacerdotes católicos e evangélicos, cantores gospel. Praticam o espiritismo, trazem o horror do ocultismo e do satanismo para dentro de muitas e inúmeras igrejas ditas evangélicas. Preferem e acreditam em suas riquezas materiais, querendo cada vez mais, confiando nas alucinações prometidas pelos vendilhões do templo, e não ajuntam tesouros no céu. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. (Tiago 3:15 ACF) Não querem saber da Verdade de Deus. Preferem continuar em sua idolatria religiosa a servir verdadeiramente ao Deus vivo e verdadeiro, único Deus que existe, pois não há outro. Não querem seguir ao Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, único caminho para a salvação, conforme o evangelho do filho de Deus.
Têm um conhecimento pequeno e ínfimo de Jesus Cristo, pois adotaram o Velho Testamento como prática no seu dia a dia. Declaram-se cristãos, mas as suas obras os denunciam. E são vãs as suas lamúrias e lamentações. Choram as suas misérias perante imagens e praticas espúrias de adoração, que nada são, são menos do que nada. E deixam Jesus Cristo pelo lado de fora. Assim começou a queda de Israel. Assim também será com as nações que renegam ao Senhor Jesus Cristo, tanto de boca e coração como na hipocrisia.

19 A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniqüidade. 20 E a glória do seu ornamento ele a pós em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda. (Ezequiel 7:19-20 ACF)

39 Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos. (Ezequiel 20:39 ACF)

7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:7-9 ACF)

4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:4-5 ACF)

14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:14-22 ACF)

17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17 ACF)

4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? 5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:4-5 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa - 19/11/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário