quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Nisto, pois, está a maravilha

NISTO, POIS, ESTÁ A MARAVILHA

O cego de nascença que o Senhor Jesus Cristo curou em João capítulo 9 deve ter sido um homem de nenhum estudo. Seus pais confirmaram a sua deficiência física. E, além disso, era mendigo. Possivelmente algum parente ou conhecido o deixava em algum lugar para mendigar, e o levavam de volta à sua casa ao cair da noite.

Era tratado com desprezo pelos homens, principalmente pelos mais poderosos e ricos. E era visto como um homem pecador devido ao seu problema, sendo olhado com aversão, repulsão e condenação pelas pessoas. Para pedir esmolas andava sujo e maltrapilho, o que causava ainda mais indignação e asco para quem o olhava. - Olha, ali está um pecador! Não se aproximem dele! Dêem-lhe uma esmola e vão embora! Pode nos contaminar!

Esse homem não sabia o que era Teologia. Nem tinha conhecimento algum das religiões da época, nem quem era Sócrates, ou Platão, ou quem era isso ou aquilo. Talvez tenha até ouvido falar desses, mas não devia fazer a mínima idéia de quem eram.

Mas não é assim que nosso Salvador o via. Deus não faz acepção de pessoas. E aquele cego sujo e maltrapilho, pela misericórdia e graça de Deus, foi curado por Jesus. E deu um maravilhoso testemunho de fé, e não negou a Cristo. Poderia ter feito isso, pois assim ficaria bem aos olhos dos fariseus e dos escribas. Talvez até lhe oferecessem um cargo e muito dinheiro se mentisse. Mas não o fez. Não negou, e afirmou:

O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. (João 9:30-33 ACF)

Foi expulso por não aceitar a religião e a doutrina dos homens de sua época, pois agora sabia que nada eram, e que eram enganadores. Usavam a religião para ter prestígio, poder e posição social. Posavam de homens santos, mas os seus atos os condenavam. Em sua soberba e arrogância, viam-se como melhores do que os outros, e enxergavam na riqueza um testemunho de que Deus estava com eles. Achavam-se donos da palavra de Deus, e fiéis depositários da palavra. Ninguém podia lhes contradizer, afinal eram sacerdotes e pessoas especiais, senão era taxado de blasfemo, infiel, herege, e merecedor de morte. Por isso não aceitaram a Jesus Cristo.

E após ter sido banido, pois era visto agora, mais do que antes, como um homem “nascido todo em pecados”, encontrou-se com o seu Salvador, e creu, e o adorou. Jesus Cristo, a Palavra Viva de Deus, lhe mostrou a Verdade.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. (João 9:35-39 ACF)

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. (Mateus 11:25 ACF)

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. (1 Coríntios 1:21-29 ACF)

E hoje, como estão as igrejas? Vivem como os religiosos da época, ou crêem somente na suficiência de Jesus Cristo, como fez esse homem simples e também João o Batista, que na dúvida não foi a ninguém, simplesmente procurou a quem devemos somente buscar, e mandou dois de seus discípulos Lhe perguntarem:

E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. (Mateus 11:2-6 ACF)

Hoje vemos tantos desvios e descaminhos nas igrejas, tantos preceitos espúrios, tanto apelo emocional nos púlpitos. Tanto entretenimento, músicas carnais e diversão do mundo para atraírem fiéis. Pessoas que precisam de emoções, revelações de homens, teologia da prosperidade, curas e milagres espetaculares para se sentirem bem consigo mesmas.

Ensinamentos místicos e ocultistas como o de Paul (David) Yonggi Cho e seus seguidores, tanto no Brasil como no mundo, entope as pessoas de doutrinas esotéricas que são preceitos de homens, levando muitos ao caminho da enganação e da perdição por toda a eternidade.

Procedimentos e testemunhos que não condizem com o andar de um crente, como foi recentemente o lamentável episódio nos EUA de um casal de “evangélicos”, “donos” de uma igreja no Brasil.

Casas construídas sobre a areia. Adotam traduções da Bíblia Sagrada que denigrem escandalosamente a divindade de Jesus Cristo, e desprezam a versão da Almeida Corrigida e Fiel, que se manteve fiel ao texto original. A Bíblia Sagrada nos alerta que surgirão falsos mestres e profetas, apóstatas, e que fariam sinais e prodígios de mentira. Pessoas que transformam em dissolução a graça de Deus. E isso sem falar no crescimento assustador das religiões pagãs, e dos seus ensinamentos que já adentram as igrejas brasileiras há muito.

Aquele mendigo maltrapilho e cego de nascença não precisou de nada disso. Somente do Senhor Jesus Cristo.

Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:7-9 ACF)

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. (Judas 1:4 ACF)

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas); Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. (2 Pedro 2:1-22 ACF)

Muitas são as vozes do mundo: a voz do futebol, a voz dos jogos olímpicos, a voz da bebida, a voz dos vícios, a voz da indústria do entretenimento, a voz dos programas de televisão, a voz dos jogos eletrônicos, a voz das falsas e enganadoras religiões, a voz dos lobos vorazes travestidos de cordeiros, a voz dos falsos e cruéis pastores, a voz dos que oferecem salvação fácil e enganosa, a voz dos que corrompem a Bíblia Sagrada com versões deturpadas propositalmente, a voz dos cães, a voz dos homens enganosos e vis.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:15 ACF)

Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos. (Ezequiel 20:39 ACF)

Mas uma só é a voz do Senhor Jesus Cristo. As suas ovelhas ouvem a sua voz, e a conhecem, e O seguem.

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:14-16 ACF)

Ouça a voz de Jesus Cristo em seu coração. Escute o seu chamado. Esqueça as vozes do mundo. Você precisa somente e unicamente Dele. Esqueça o que o mundo lhe oferece, tanto pelo modo pagão como pelas falsas religiões e pelo modo dos falsos e mercenários pastores. O verdadeiro crente crê na revelação da Vontade e da Verdade de Deus somente através da sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Não precisa de mais nada além disso.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:6-8 ACF)

Faça como o cego de nascença. Creia na suficiência de Jesus Cristo.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hebreus 11:1-3 ACF)

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário