quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Movimentos e seitas

MOVIMENTOS E SEITAS

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12 ACF)

Não me identifico com seitas de qualquer tipo e nem com o movimento neopentecostal. Nem com o catolicismo, espiritismo, gnosticismo, nova era, religiões orientais e africanas, enfim, com quaisquer tipos de religiões e movimentos que me afastam da sã doutrina de Deus em Jesus Cristo.

Isso não significa que devo deixar a evangelização de lado.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19-20 ACF ACF)

Mas devo alertar aos que seguem o atual movimento de crescimento de igrejas que estão incorrendo no afastamento da Palavra e da Vontade Soberana de Deus, manifestada em Jesus Cristo. O abandono gradual da leitura e estudo da Bíblia Sagrada diariamente nos lares e nas igrejas; o abandono gradual da adoção de uma versão fiel da Bíblia – a ACF (Bíblia Almeida Corrigida e Fiel) – e sua substituição por versões mais modernas que contem deturpações propositais e satânicas quanto à divindade do Senhor Jesus Cristo; o abandono gradual da leitura e pregação expositiva da Bíblia nos cultos; o abandono gradual de que Deus nos revela a Si e à Sua Vontade somente através da Bíblia Sagrada; têm levado muitos a buscar outras fontes de adoração incompatíveis com Deus. Sinais e maravilhas, curas miraculosas, falar em línguas, música gospel, bater palmas, danças e coreografias, expulsão de demônios, adivinhação, profetização, pastoras, ida a determinados locais para “receber o Espírito Santo”, cura interior, aspergir com óleo os umbrais das casas, e outras tantas mais, constituem em confrontação direta e é inversamente proporcional ao que nos revela a Santa Palavra. O culto santo e agradável a Deus está sendo aos poucos abandonado, e substituído por louvores com glorificação da carne. Muitos pastores e evangélicos testemunham com o seu exemplo a preferência pela glória dos homens.

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1 Samuel 15:22-23 ACF)

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19 ACF)

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:21-23 ACF)

Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. (João 12:42-43 ACF)


Infelizmente está crescendo o número de pessoas que, iludidas pela má fé e inconseqüência de muitos pastores, enganadas em si mesmas, já não pregam a Jesus Cristo, mas à igreja que freqüentam, ao feitos do pastor, estando mais preocupados com demônios do que em pregar ...a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. (1 Coríntios 1:24 ACF) Abandonam a Verdade contida na Palavra de Deus e vão em busca de novas experiências e de revelações adicionais à Bíblia, que mostram claramente a sua procedência humana, e que o espírito que as revelou não vem de Deus. Não aceitam o fato de que as Escrituras estão completas. A Bíblia Sagrada contêm tudo o que Deus quis revelar para os homens: a Si mesmo, a Sua Vontade, a impiedade e a depravação humana, a Sua graça soberana, a Sua bondade para com os homens. Toda ela é harmoniosa e não se contradiz em momento algum. É totalmente inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Toda a verdade de Deus está nas Escrituras, na Bíblia Sagrada, e não precisamos de mais nada, de acréscimo nenhum, de mais nenhum fato ou revelação. Desde o Gênesis, Satanás põe dúvidas nos coração dos homens quanto à palavra de Deus: ...É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3:1 ACF)

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1 Timóteo 4:1 ACF)

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (2 Timóteo 4:3-4 ACF)

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29:29 ACF)

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21 ACF)

A ladeira da apostasia e da desobediência a Deus é uma descida íngreme, vertiginosa e perigosa, cuja velocidade aumenta rapidamente, juntamente com o aumento da inobediência e das heresias. É semelhante a uma bola de neve bem pequena que desce montanha abaixo, aumentando tanto de tamanho com em rapidez. Somente pela misericórdia de Deus e pela graça do Senhor Jesus Cristo é que as pessoas são salvas dessas abominações.

...Do SENHOR vem a salvação. (Jonas 2:9 ACF)

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:3-5 ACF)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9 ACF)

A doutrina da Graça, que tanto edificou aos santos, vem caindo em desuso, trocada pelo livre arbítrio como regra de salvação, ensinamento abominável em que o homem é o responsável pela aceitação de Cristo como seu salvador, ou seja, salvação pelas obras.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. (Romanos 11:6 ACF)

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (João 6:44-45 ACF)

Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. (Ezequiel 34:11-16 ACF)

Está se tornando mais fácil evangelizar um pecador, um perdido, seja ele católico, espírita, adventista etc, ou ateu, do que um evangélico ligado à modernidade. Constantemente tenho notado, sem querer parecer justo e melhor do que ninguém, que tem crescido a aversão à sã doutrina por parte das pessoas ligadas ao movimento de crescimento das igrejas. Inclusive com reações das mais diversas, como agressões verbais, respostas rudes, levantarem-se repentinamente sem motivo aparente quando confrontados com a Palavra. Se não houver um arrependimento genuíno por parte dessas pessoas, e tal só pode acontecer por vontade, obra, graça e misericórdia de Deus, temo que possam cair ao mesmo nível de muitos judeus à época de Jesus Cristo, que por não conseguirem moldá-lo ao que achavam que deveria ser o Messias, e por se acharem já salvos, se afastaram mostrando indiferença e, logo em seguida, ódio, perseguindo-o ferozmente e aos seus apóstolos e discípulos.

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. (João 6:63-65 ACF)

Finalizando, tenho observado que há um conceito atualmente muito difundido, de que o conhecimento dos últimos acontecimentos mundiais, ligado às profecias bíblicas do aparecimento do anticristo e da vinda do Senhor Jesus Cristo, é suficiente para a salvação e o arrebatamento. Ilusão enganosa e maligna. Claro está que devemos analisar os eventos atuais à luz do evangelho, mas ao se preocupar mais com os fatos presentes, acabamos nos esquecendo da pregação do nome de nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o Leão de Judá, Juiz e Senhor do mundo, ...Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28 ACF).


Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. (Marcos 13:35-37 ACF)

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. (Lucas 21:34-36 ACF)

O convite é sincero e feito a todos os homens, mas somente os que foram alcançados pela graça e misericórdia de Deus, pela redenção do sangue do Senhor Jesus Cristo, é que serão salvos.

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. (Apocalipse 22:12-17 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário