terça-feira, 8 de junho de 2010

Deus e Israel

Algumas das recentes notícias mundiais referem-se a Israel, um país do tamanho do estado de Alagoas, mas que chama a atenção do mundo nas manchetes dos principais jornais de todos os continentes.

E por que um país tão pequeno, com uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, cercada de inimigos que querem a sua destruição total, é tão noticiado? O que leva esse país a ser muitas vezes o centro da atenção mundial? Por que tantos inimigos?

Por que os países islâmicos, por que a Turquia, a Rússia, a China, o Irã, o governo do Brasil, e espero que não o povo, batalham contra Israel, querendo aniquilar este país da face da terra, querendo exterminar os judeus, irando-se contra eles com ódio insano e sanguinário?

Quem governa o mundo? A quem está entregue o poder deste mundo? Em Lucas temos a resposta (a ênfase é minha):

5 E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. 6 E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. 7 Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. 8 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. (Lucas 4:5-8 ACF)

Apesar da arrogância de Satanás, sabemos que quem comanda realmente é Deus. O próprio diabo reconhece que esse poder lhe foi entregue por Deus. E por estar entregue a ele, daí a perseguição de muitos a judeus, a cristãos, e a tudo que se chama Deus ou se adora (2 Tessalonicenses 2:4 ACF).

À medida que avança o relógio na contagem do tempo da história, queira você ou não, Jesus Cristo vai voltar. E neste avanço as nações vão se tornando cada vez mais arrogantes e presunçosas. E os governantes e os povos e nações vão se maravilhar com o poder da besta, o homem do pecado, o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3 ACF), e entregarão os governos do mundo para ela.

3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. 4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? (Apocalipse 13:3-4 ACF)
12 E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. (Apocalipse 17:12-14 ACF)


Não sei se você acredita que exista um Deus criador de todas as coisas. Ou se o deus em que acredita é apenas uma pálida mistura de mística oriental com uma dose de espiritualismo moderno, como acontece nas religiões pagãs e em muitas das religiões cristãs, principalmente no meio evangélico.

Com certeza alguma vez ou várias vezes já sentiu um temor e tremor diante das coisas que vem acontecendo no mundo, um frio na espinha diante do que pode acontecer com seus parentes e amigos, caso haja uma guerra que envolva várias nações ou uma crise mundial sem precedentes.

Com certeza você já tremeu, se horrorizou e se indignou com os crescentes índices de criminalidade e barbárie que assolam o mundo, e com a incapacidade, conveniência, frieza e omissão dos governos para resolverem tais situações, deixando-o com uma expectativa de incerteza e medo quanto ao futuro.

Poderia citar uma infinidade de coisas pelas quais todos passam quando refletem sobre um ou vários assuntos, seja de interesse pessoal ou social.

Mas se você crê no Deus bíblico, lê a Bíblia, conhece a Bíblia, crê realmente e somente em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, verá a quem pertence Israel e quem é a menina dos olhos de Deus.

9 Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. 10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho. (Deuteronômio 32:9-10 ACF)
8 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. (Zacarias 2:8 ACF)


E se o seu coração está negando isso, lembre-se de que a ira de Deus permanece sobre os filhos da desobediência.

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. (Efésios 2:2 ACF)
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. (Efésios 5:6 ACF)
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; (Colossences 3:6 ACF)
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Hebreus 10:31 ACF)
29 Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. (Hebreus 12:29 ACF)


E se você permanecer na teimosia de não acreditar na Bíblia, de não crer em Jesus Cristo somente e exclusivamente como seu único e suficiente Salvador, tenho a lhe informar que o caminho que está tomando não é para Deus. É o caminho inverso. Não é para cima, é para baixo. Mas mesmo assim peço-lhe que reconsidere alguns fatos:

- Não entre contra a causa das viúvas e dos órfãos, pois é Deus quem peleja por eles.
10 Não removas os limites antigos nem entres nos campos dos órfãos, (Provérbios 23:10 ACF)
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. (Isaías 1:17 ACF)


- Cuidado com as crianças, trate bem delas, não deixe que se percam pelos prazeres deste mundo, não lhes ensine coisas que a levarão para caminhos escuros.
10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. (Mateus 18:10 ACF)
14 Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. (Mateus 18:14 ACF)
5 E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. 6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. (Mateus 5:6 ACF)


- Não entre contra e nem batalhe contra quem prega verdadeiramente a palavra de Deus.
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mateus 25:40 ACF)
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. (Mateus 25:45 ACF)


- Não vá a favor dos inimigos de Israel, pois estará lutando contra Deus, e serás amaldiçoado.
20 Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. (Habacuque 2:20 ACF)
1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:1-3 ACF)


Obs.: as ênfases são minhas.

1 Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. 2 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. 3 E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra. 4 Naquele dia, diz o SENHOR, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos. 5 Então os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no SENHOR dos Exércitos, seu Deus. (Zacarias 12:1-5 ACF)

1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: 3 Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? 4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. 5 Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. 6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. 7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. 8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. 9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; 10 Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. 11 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12 E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! 13 Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; 14 Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. 23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. 24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27 E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. 28 Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. 30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:1-36 ACF)

Paulo Cesar Semblano da Costa - 08/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário