quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Simeão, Ana e Ananias

SIMEÃO, ANA E ANANIAS

25 Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. 27 E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, 28 Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; 30 Pois já os meus olhos viram a tua salvação, 31 A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; 32 Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. 33 E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam. 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado 35 (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. 36 E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; 37 E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. 38 E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. Lucas 2:25-38 ACF)

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. 11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; 12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. 13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. 17 E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. (Atos 9:10-17 ACF)

Três discípulos de Deus. Os dois primeiros ainda na dispensação de Israel. O outro já servo do Senhor Jesus Cristo dentro de uma igreja. Aparecendo na Bíblia uma só vez, e conforme a vontade Deus, foram escolhidos por Ele para levar a Sua palavra e a Sua vontade aos homens. Não titubearam. De pronto obedeceram.
Na história humana Deus sempre escolheu e levantou homens como emissários de Sua palavra e vontade. Muitos se encontram com os seus nomes escritos tanto no Velho como no Novo Testamento. À medida que a igreja do Senhor Jesus Cristo foi caminhando ao longo da história, homens com o Espírito Santo movendo seus corações também ficaram com seus nomes gravados em algum escrito ou livro, conforme a vontade de Deus lhes permitiu, deixando muitos sermões que nos edificam, assim como nos dias de hoje.
Mas a minha intenção é de realmente falar sobre os milhões de Simeões, Anas e Ananias que, ao longo dos tempos, freqüentaram e ainda freqüentam as igrejas nos dias de hoje. Geralmente são de poucos recursos, trabalham em serviços pesados, não têm formação universitária, talvez nem o 2º grau. Muitos não possuem internet, portanto não têm acesso a sites que pregam conforme a sã doutrina. Não reclamam de suas vidas, e nem murmuram sobre as suas dificuldades no seu dia a dia.
Não conhecem palavras difíceis, falam pouco e ouvem muito, principalmente o que é edificante. Afastam-se das abominações e do mundo. Freqüentam e servem a uma igreja, onde a palavra de Deus é pregada conforme a Bíblia nos ensina, com regularidade e alegria em seus corações, sempre dispostos a ajudar aos irmãos em suas necessidades materiais e com muitas orações. Abominam os ensinamentos de homens que pregam um outro evangelho, e se afastam deles. E cantam e louvam ao Senhor em hinos e salmos espirituais.
Às vezes são ignorados pelos homens devida à sua baixa instrução e seus parcos rendimentos. São acusados até, vejam só, de não pregarem com ênfase a palavra de Deus!
Mas ali no seu dia a dia, onde trabalham, dentro de seus lares, com seus vizinhos, na viagem para o trabalho e na volta para seus lares, onde não os vemos, onde estiverem, pregam a Jesus Cristo com o exemplo de suas vidas, com o testemunho de sua boca, e com a certeza da salvação em Cristo Jesus em seus corações. Pregam a palavra de Deus e a Jesus Cristo com uma simplicidade, confiança e firmeza impressionantes, sempre que há alguém disposto a ouvir. Quando abrem a boca muitos ficam pasmados devidas às maravilhas sobre Deus que são ditas por esses salvos.
Como o cego curado por Jesus Cristo Deus em João capítulo 9, dão um testemunho maravilhoso sobre Jesus.

30 O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. (João 9:30 ACF)

35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? 37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. (João 9:35-38 ACF)

E estão prontos e dispostos a darem as suas vidas em testemunho a Jesus Cristo, se preciso for.
25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. (Mateus 11:25-26 ACF)

26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. (1 Coríntios 1:26-31 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa 20/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário