domingo, 16 de novembro de 2008

Ardis de Satanás

ARDIS DE SATANÁS

9 E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; 11 Porque não ignoramos os seus ardis. (2 Coríntios 2:9-11 ACF)

Um dos ardis de Satanás é desviar os crentes da obediência a Deus. Sorrateiramente, disfarçadamente e dissimuladamente, ele age através de seus disfarçados ministros da justiça, dos quais as igrejas evangélicas estão cheias. Vejam a advertência de Deus através de Samuel:

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1 Samuel 15:22-23 ACF)

Ou seja, desobediência à palavra de Deus é como o pecado de feitiçaria. E perseverar e persistir nessa desobediência é como iniquidade e idolatria. Continuar nessa persistência em desobedecer é rejeitar a palavra de Deus, e assim também Deus rejeita ao desobediente.

Um dos maiores desvios da Palavra nos tempos de hoje é o ofício de pastora, que se opõe abertamente à vontade de Deus na ordem das coisas que Ele criou, segundo a sua eterna e soberana vontade. Claramente, em português de fácil entendimento, a proibição de tal ofício, que muitos insistem em deturpar ou esquecer para seguir os rumos do seu próprio coração:

11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (1 Timóteo 2:11-14 ACF)

33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. (1 Coríntios 14:33-35 ACF)

3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Coríntios 11:3 ACF)


Outra desobediência muito praticada nos meios evangélicos é com referência aos deveres do pastor em uma igreja. Vejamos o que a palavra de Deus nos diz a esse respeito:

28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (Atos 20: 28-30ACF)

7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. (Tito 1:7-9 ACF)

No capítulo 3 de 1 Timóteo há uma explanação dos deveres de quem tem a responsabilidade de pastorear uma igreja, com um esclarecimento final:

15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1 Timóteo 3:15 ACF)

Muitos pastores de hoje estão sendo ludibriados por ardis ao se engajarem, cada vez mais, em participar de missões e de cursos patrocinados pela sua própria igreja ou de outrem. Outros participam ativamente de obras sociais. Vejam como muitas igrejas estão dando cursos disso e daquilo, construindo galpões no terreno da igreja, atendendo às necessidades de seus freqüentadores quanto à sua vida profissional, preocupados demais com tais atividades. E seu tempo cada vez mais sendo tomado em atender física, financeira e socialmente aos fiéis e à comunidade.

E se esquecem de atender àqueles que estão passando por tribulações e aflições que podem afetar suas vidas com relação à sua fé. Estão deixando de lado o atendimento aos fracos na fé, aos que estão se desviando para o outro caminho. Deixam de admoestar com a sã doutrina, de preparar um bom sermão com antecedência. Muitos esquecem até da leitura diária da Bíblia, ou a lêem agora com menos intensidade, e talvez não mais diariamente. Não tenho tempo, dizem.

Ministério de dança, de música, de teatro, disso ou daquilo. Preocupados em dar shows e espetáculos com curas, maravilhas, sinais, sonhos e profecias. Deixam de pregar a palavra de Deus para dar atenção à carnalidade.

Não estão vigiando e orando pelas ovelhas, nem admoestando, nem advertindo, nem edificando, nem tomando conta do rebanho do Senhor Jesus Cristo, daqueles por quem Jesus Cristo resgatou com o seu próprio sangue.

Mude de atitude depressa, pastor, pois virá a hora em que menos esperais, no dia que não sabe quando será, quando terá que prestar contas ao Rei dos Reis e Senhor de Senhores, e Ele lhe dirá: “O que fizestes pelos meus pequeninos?”

Será que poderás responder como o apóstolo Paulo?

7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4:7-8 ACF)

Ou vai sentir um nó seco na garganta?

20 A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas se romperam; os meus filhos foram-se de mim, e não existem; ninguém há mais que estenda a minha tenda, nem que levante as minhas cortinas, 21 Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao SENHOR; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam. (Jeremias 10:20-21 ACF)

1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. (Isaías 59:1-3 ACF)

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? 3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. 4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. 7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: 8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; 9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: 10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. (Ezequiel 34:1-10 ACF)

13 Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; (Isaías 29:13 ACF)

7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:7-9 ACF)

Paulo Cesar Semblano da Costa - 22/01/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário