quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Não obedeceremos a ti

NÃO OBEDECEREMOS A TI

A responsabilidade do homem quanto à sua morte

A palavra que veio a Jeremias, acerca de todos os judeus, habitantes da terra do Egito, que habitavam em Migdol, e em Tafnes, e em Nofe, e na terra de Patros, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Vós vistes todo o mal que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá; e eis que elas são hoje uma desolação, e ninguém habita nelas; Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a deuses estranhos, que nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais. E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio. Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses. Derramou-se, pois, a minha indignação e a minha ira, e acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, e elas tornaram-se em deserto e em desolação, como hoje se vê. Agora, pois, assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra as vossas almas, para vos desarraigardes, ao homem e à mulher, à criança e ao que mama, do meio de Judá, a fim de não deixardes remanescente algum; Irando-me com as obras de vossas mãos, queimando incenso a deuses estranhos na terra do Egito, aonde vós entrastes para lá habitar; para que a vós mesmos vos desarraigueis, e para que sirvais de maldição, e de opróbrio entre todas as nações da terra? Esquecestes já as maldades de vossos pais, e as maldades dos reis de Judá, e as maldades de suas mulheres, e as vossas maldades, e as maldades de vossas mulheres, que cometeram na terra de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Não se humilharam até ao dia de hoje, nem temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais. Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal, e para desarraigar a todo o Judá. E tomarei os que restam de Judá, os quais puseram os seus rostos para entrarem na terra do Egito, para lá habitar e todos eles serão consumidos na terra do Egito; cairão à espada, e de fome morrerão; consumir-se-ão, desde o menor até ao maior; à espada e de fome morrerão; e servirão de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio. Porque castigarei os que habitam na terra do Egito, como castiguei Jerusalém, com a espada, com a fome e com a peste. De maneira que da parte remanescente de Judá, que entrou na terra do Egito, para lá habitar, não haverá quem escape e fique para tornar à terra de Judá, à qual eles suspiram voltar para nela morar; porém não tornarão senão uns fugitivos. (Jeremias 44:1-14 ACF)

Então responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a deuses estranhos, e todas as mulheres que estavam presentes em grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo: Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não obedeceremos a ti; Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum. Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome. E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos? (Jeremias 44:15-19 ACF)

Então disse Jeremias a todo o povo, aos homens e às mulheres, e a todo o povo que lhe havia dado esta resposta, dizendo: Porventura não se lembrou o SENHOR, e não lhe veio ao coração o incenso que queimastes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais, vossos reis e vossos príncipes, como também o povo da terra? De maneira que o SENHOR não podia por mais tempo sofrer a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes; por isso se tornou a vossa terra em desolação, e em espanto, e em maldição, sem habitantes, como hoje se vê. Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia. Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, que estais na terra do Egito. Assim fala o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, dizendo: Vós e vossas mulheres não somente falastes por vossa boca, senão também o cumpristes por vossas mãos, dizendo: Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos de queimar incenso à rainha dos céus e de lhe oferecer libações; confirmai, pois, os vossos votos, e perfeitamente cumpri-os. Portanto ouvi a palavra do SENHOR, todo o Judá, que habitais na terra do Egito: Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o SENHOR, que nunca mais será pronunciado o meu nome pela boca de nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito dizendo: Vive o Senhor DEUS! Eis que velarei sobre eles para mal, e não para bem; e serão consumidos todos os homens de Judá, que estão na terra do Egito, pela espada e pela fome, até que de todo se acabem. E os que escaparem da espada voltarão da terra do Egito à terra de Judá, poucos em número; e todo o restante de Judá, que entrou na terra do Egito, para habitar ali, saberá se subsistirá a minha palavra ou a sua. E isto vos servirá de sinal, diz o SENHOR, que eu vos castigarei neste lugar, para que saibais que certamente subsistirão as minhas palavras contra vós para mal. Assim diz o SENHOR: Eis que eu darei Faraó Hofra, rei do Egito, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte; como entreguei Zedequias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seu inimigo, e que procurava a sua morte. (Jeremias 44:20-30 ACF)

No capítulo 44 de Jeremias se encontra uma desobediência enraizada do povo de Israel à palavra de Deus. E aqui aparece o trecho mais prolongado a respeito de uma das obras primas de Satanás: a adoração à rainha dos céus.
Essa idolatria satânica é bem conhecida no ocidente quando foi incorporada ao catolicismo, que a difundiu no nosso meio. É também adorada com os mais diversos nomes nas culturas orientais.
Mas a intenção desse artigo não é falar sobre a religião católica. Ela por si mesma se condena, entregue desde seu início às mais profanas abominações, e incorporando outras tantas no decorrer dos séculos. Além do sangue de milhões de mártires que correm em suas mãos, é a continuação do império religioso babilônico e egípcio, a prostituta montada na besta.
É preocupante para os que se mantém fiéis à sã doutrina, e visível até aos olhos dos não salvos, a reinante e crescente apostasia no meio evangélico nos dias de hoje. São barbáries cometidas contra a palavra de Deus que se acumulam a cada dia, uma superando a outra em termos de agressão ao que está escrito na Bíblia Sagrada.
Sem entrar em muitos detalhes, já ouvi evangélico dizer que o papa é um homem santo, que Jesus Cristo bateu no peito de Pedro e disse que sobre ele construiria a sua igreja, que se deve guardar água do rio Jordão e terra de Israel dentro de casa pois é santo, que se deve orar nos montes, e a mais recente e horrorosa: que o espiritismo é bom e vem de Deus.
Já ouvir evangélico pregar a igreja que freqüenta, pregar pastor, pregar a si mesmo, idolatrando pastor e dizendo que foi ensinado por ele. Já ouvi evangélico dizer que não larga a igreja de maneira alguma, não importa o que acontecer, pois o pastor não erra, dando ouvidos somente a doutrinas de homens. Mas sem pregar a Jesus Cristo.
Já ouvi evangélico apoiando mulheres pastoras, querendo guardar o sábado, ouvindo a rádio Novo Tempo e aprendendo heresias que lá estão embutidas sorrateiramente, fazendo baderna em ponto de ônibus após shows evangélicos, fechando rua com trio elétrico na maior altura.
Os seminários evangélicos estão cheios de heresias e erros doutrinários, formando pastores que acabam se tornando sacerdotes. Formam uma casta que se sobrepõe à igreja, achando-se superiores aos outros crentes, tornando-se iguais ao romanismo. Quando algum crente se opõe biblicamente, a resposta é a mesma: eu estudei e sei mais do que você. A mesma resposta que os fariseus deram ao cego curado por Jesus quando o expulsaram.

Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no. (João 9:34 ACF)

Esqueceram que todos os crentes são sacerdotes de Cristo, pedras vivas, e que a igreja pertence somente a Jesus Cristo. Ele é o único pastor das ovelhas, o cabeça da igreja.

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (1 Pedro 2:5 ACF)

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1 Pedro 5:1-4 ACF)

Muitos se prendem somente à leitura do Velho Testamento, e divulgam as promessas de Deus que são específicas a Israel como pertencentes à igreja de Jesus Cristo. Mas com conhecimento superficial ou mesmo nenhum do Novo Testamento, dos ensinamentos de Jesus Cristo, da figura do Salvador. Sem conhecimento dos ensinos dos apóstolos tão divinamente inspirados pelo Espírito Santo.
Em minha opinião, esse afastamento da Verdade começou quando foram adotadas bíblias falsificadas propositalmente por maçônicos e jesuítas, com o propósito exclusivo de denegrir a divindade de Jesus Cristo. Como a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes (Hebreus 4:12 ACF), e onde se tem conhecimento de Jesus Cristo, sendo ali a única revelação que o crente precisa de Deus e da Sua Verdade, ao se afastar dela e ao mesmo tempo adotando deturpações, fatalmente o fermento do pecado e da heresia entra fortemente.
Mas quanto ao capítulo 44 de Jeremias, há também um ensino fortemente difundido nos meios evangélicos, e por si só muito perigoso e cruel: a prosperidade material. Peça e Deus lhe dará bens materiais! Exija porque Deus é obrigado a dar! Quem não é rico financeiramente não é abençoado por Deus!

Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. (Provérbios 30:8-9 ACF)

Esse será talvez um dos elos que unirá muitos ao ecumenismo e aos braços de Roma. Pois verão prosperidade material nos que adoram a rainha dos céus. E lembrarão dos pastores que lhe pregaram a mesma coisa de outro modo. E muitos cairão.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (2 Timóteo 4:3-4 ACF)

Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam de mais em mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a casa do SENHOR, que ele tinha santificado em Jerusalém. E o SENHOR Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. (2 Crônicas 36:14-16 ACF)

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:31 ACF)

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Apocalipse 18:4 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa - março/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário