quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Repartam de boa mente

REPARTAM DE BOA MENTE

Hoje temos com mais facilidade acesso à palavra de Deus em comparação com outras épocas, apesar de muitos não se importarem em adquirir conhecimento de Deus, sendo crentes ou não. Temos, por exemplo, acesso através da internet a alguns bons sites batista fundamentalista no mundo, e consequentemente também no Brasil.
Esses sites têm se mantido fiéis à sã doutrina, fiéis seguidores da palavra, instruindo e exortando a todo tempo, como convém a um verdadeiro servo de Deus.
Muitos procuram por seus artigos, alguns ainda tímidos, outros completamente sem discernimento, outros com intenção de combater o que está sendo escrito, sendo também freqüentados por crentes verdadeiramente salvos.
A maioria desses crentes participa ativamente em suas igrejas locais, e contribuem para com a igreja que freqüentam. Essa contribuição também é dada financeiramente, seja em forma de dízimo ou voluntariamente.
Mas há algo que vem ocorrendo com mais freqüência, não sabendo eu dizer em que ritmo. Muitos estão contribuindo com o dízimo, sendo este uma obrigação do salvo, e em suas mentes satisfeitos devido a essa contribuição. Atrevo-me a dizer que esse contentamento tem levado muitos a pensarem em si mesmos que basta o dízimo e pronto.
E nesse pensamento estão se esquecendo dos irmãos que estão em situações difíceis, dentro da própria igreja que participam, e também em outras que seguem a sã doutrina.
Digo isso porque os membros das igrejas que constam do Novo Testamento, além de participarem ativamente e pregarem a palavra de Deus em Jesus Cristo, contribuíam com alegria além da obrigação, tanto para com os irmãos presentes como para com aqueles mais distantes.

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. (1 Coríntios 16:1-3)

Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória. Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos; E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável. (2 Coríntios 9:1-15)

Devido ao próprio tempo em que vivemos e das muitas facilidades, principalmente de bens de consumo, estamos dando o dízimo, satisfeitos com tal fato, e preocupados com a troca do apartamento, com a troca do carro, com o sapato novo, com a roupa nova, com o computador novo, com a televisão nova, com o guarda-roupa novo, com tudo o que podemos comprar novo. Estamos preocupados em comprar, em jogar fora o que podemos ainda usar e comprar, comprar, comprar.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:7-10)

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tiago 2:15)

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? (1 João 3:17)

A propósito, sabiam que há um site (talvez até haja mais), um site batista fundamentalista, muito conhecido no Brasil, em que o irmão que o administra às vezes fica em dificuldades para mantê-lo, talvez até sem condições de cumprir com os compromissos em dia? E esse site prega a pura palavra de Deus, a sã doutrina?
Sabiam que há pastores e irmãos batista fundamentalista que necessitam de alguma contribuição para continuarem com a obra de levarem a palavra de Deus, de pregarem ao Nosso Senhor Jesus Cristo? Não que Deus há de deixar faltar, mas essa ajuda não deveria vir de nós? Não sabemos nós que devemos contribuir também para que a palavra de Deus seja levada a todos, seja pela internet, ou por algum jornal ou folheto, ou simplesmente pela pregação em praça pública?

Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Ester 4:13-14)

Mesmo sabendo da eterna salvação dos crentes, e de que nenhuma condenação há para os que estão em Jesus Cristo, fica abaixo a severa repreensão de nosso Mestre e Salvador:
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:21)

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mateus 5:20)

Paulo Cesar Semblano da Costa – abril/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário