quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lembra-te de mim, Deus meu, para bem

LEMBRA-TE DE MIM, DEUS MEU, PARA BEM

...Nisto também, Deus meu, lembra-te de mim e perdoa-me segundo a abundância da tua benignidade. (Neemias 13:22 ACF)

...lembra-te de mim, Deus meu, para bem. (Neemias 13:31 ACF)

Assim termina, no Velho Testamento, o livro de Neemias. Não se trata de um pedido para que Deus se lembre dele através das boas obras que estava fazendo. Nem de uma justificativa perante Deus pelo que fazia.

Trata-se apenas de um homem que, pelo Espírito de Deus, reconhece-se como pecador e Lhe pede misericórdia conforme a Sua benevolência.

E dessa maneira, tantos outros no Velho Testamento, como vemos:

A tua salvação espero, ó SENHOR! (Gênesis 49:18 ACF)

O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; (Êxodo 15:2 ACF)

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. (1 Samuel 2:1 ACF)

Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação,... (2 Samuel 22:3 ACF)

Também me deste o escudo da tua salvação,... (2 Samuel 22:36 ACF)

Vive o SENHOR, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação, (2 Samuel 22:47 ACF)

...pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele,... (2 Samuel 23:5 ACF)

Cantai ao SENHOR em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação. (1Crônicas 16:23 ACF)

E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação,... (1Crônicas 16:35 ACF)

e vede a salvação do SENHOR para convosco,... (2Crônicas 20:17 ACF)

Também ele será a minha salvação;... (Jó 13:16 ACF)

A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Salmos 3:8 ACF)

Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. (Isaías 12:2 ACF)

...deveras no SENHOR nosso Deus está a salvação de Israel. (Jeremias 3:23 ACF)

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. (Lamentações de Jeremias 3:26 ACF)

...Do SENHOR vem a salvação. (Jonas 2:9 ACF)

Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. (Miquéias 7:7 ACF)

Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:18 ACF)

No Velho Testamento o Senhor Jesus Cristo se faz presente, mas ainda sem se apresentar como o Filho de Deus. Para os que negam tal afirmativa, basta-nos a própria confirmação de Nosso Salvador.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23:37 ACF)

No Novo Testamento a salvação é apresentada, em toda a sua plenitude, em Jesus Cristo Deus:

... Deus se manifestou em carne... (1 Timóteo 3:16 ACF)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:1-3 ACF)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5 ACF)

E não há nenhuma obra, por melhor que seja que justifica o homem perante Deus. Nem os caminhos que o homem constrói para chegar até Deus, caminhos que em sua aparência se apresentam como justos, corretos e santos, mas sua direção está inversamente proporcional ao único e suficiente caminho da salvação: Jesus Cristo!

Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe. (Isaías 41:24 ACF)

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9 ACF)

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12 ACF)

Talvez você ache estranho tantas citações bíblicas do Velho e pouquíssimas do Novo. Como muitos pastores usam o Velho Testamento para impor sobre as pessoas salvação pelas obras, acrescentando condições e colocando jugos sobre os incautos, como o faz tão bem a abominação que está em Roma e agora as evangélicas, entendi por bem assim proceder. E demonstrar que no Velho há a mesma constatação do Novo: a salvação vem somente de Deus.

Ora, no Novo Testamento há a confirmação plena da salvação somente no Senhor Jesus Cristo. Entenda de uma vez por todas que somente pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz, a obra da Sua redenção, é que somos salvos. O sacrifício perfeito, feito somente uma vez, por toda a eternidade, para todo o sempre, para todos os Seus eleitos desde antes da fundação do mundo.

Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. (Hebreus 7:27-28 ACF)

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:13-14 ACF)

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. (Hebreus 9:24-26 ACF)

E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. (Hebreus 10:11-13 ACF)

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. (Efésios 1:3-14 ACF)

Portanto, alegrai-vos e exultai-vos em Jesus Cristo, Senhor Deus e Salvador, procedendo enquanto em sua peregrinação como santos de Deus em Jesus Cristo. Dedicando-se sim, às boas obras preparadas por Deus para os que são Seus. Porque os que em Cristo estão tem a Sua paz, Sua benevolência, Sua mansidão, e Sua misericórdia. Tendo sempre em seus corações a certeza de que Deus nos salvou não por alguma coisa que tenhamos feito ou que venhamos a fazer, mas somente e unicamente pela Sua Misericórdia e Sua Graça, em Jesus Cristo.

Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. (João 12:36 ACF)

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:1-10 ACF)

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8 ACF)

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (1 Pedro 2:5 ACF)

Na certeza dada pela fé de que temos uma pátria a nos esperar.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. (Hebreus 11:13-16 ACF)

Crendo na esperança dada pela fé e permanecendo no amor de Jesus Cristo, sem adições colocadas pelos homens que, em sua vaidade e soberba, sobrepõem conforme suas próprias concupiscências acréscimos à palavra de Deus.

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. (Romanos 8:24-25 ACF)

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hebreus 11:1-2 ACF)

Tendo como firme fundamento e conhecimento de Deus, e única fonte da revelação da Sua vontade e Verdade, somente a Bíblia Sagrada em sua versão preservada através dos séculos pela Sua onipotência, a Almeida Corrigida e Fiel. Dizendo não às Bíblias falsificadas e aos apelos emocionais e mundanos de tantas igrejas que denigrem a pessoa de Jesus Cristo, com as abominações que praticam e que já se tornam cada vez mais profanas.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (1Timóteo 3:16 ACF)

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20 ACF)

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pedro 3:15-16 ACF)

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (2 Timóteo 4:3-4 ACF)

Orando sem cessar, e em tudo dando graças a Deus, olhando sempre para Jesus Cristo como nosso único Redentor, levando a palavra da salvação para todos os homens, conforme a ousadia que nos concede, na certeza da fé.

Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:17-18 ACF)

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:19-23 ACF)

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2 ACF)

E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. (Gênesis 28:15 ACF)

Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. (Isaías 43:5 ACF)

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. (Jeremias 1:8 ACF)

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.(Mateus 28:20 ACF)

Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. (Atos 18:10 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa 03/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário