quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mulheres religiosas e honestas

Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. (At 13:50 ACF)

Em sua primeira viagem missionária, quando estava em Antioquia da Pisídia, o apóstolo Paulo, e juntamente com ele Barnabé, foram perseguidos por aqueles que se encheram de inveja quando viram que a multidão e quase toda a cidade escutavam a pregação da salvação única e exclusivamente em Jesus Cristo Deus.
A tática adotada por esses foi o de incitar contra os dois o que a cidade tinha de mais honesto possível em sua aparência, para não haver margens a dúvidas: mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade.
No tocante às mulheres, por que elas? É bem provável que se tratava de pessoas a quem ninguém poderia levantar dúvidas quanto ao seu caráter, mulheres bem casadas, de um só marido, que cuidavam da casa, do esposo, dos filhos. Mulheres cujo modo de vida era exemplo para as mais novas e para a sociedade da época.
E com esse recurso os expulsaram da cidade, impedindo a pregação da Verdade de Deus, tentando evitar a formação da igreja de Deus nessa cidade. E vários são os relatos no Novo Testamento da perseguição que a igreja de Jesus Cristo sofreu no início de sua formação em muitos locais, tanto pelos judeus como pelos gentios e pagãos.

14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim. (1 Tessalonicenses 2:14-16 ACF)

A aparência é uma forma de enganação que Satanás usa para levar as pessoas para o mesmo caminho que ele trilhou. Até o próprio se transfigura em anjo de luz, e seus ministros em ministros da justiça. Não quero dizer aqui que devemos proceder de modo ímpio e irresponsável, mas que as obras e o exterior de uma pessoa não são justificáveis e nem são condições para salvação perante Deus. As boas obras foram preparadas por Deus para que os salvos, os crentes andem nelas.

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1 Samuel 16:7 ACF)

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9 ACF)

Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel. (Isaías 41:14 ACF)

21 Apresentai a vossa demanda, diz o SENHOR; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó. 22 Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas, e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. 23 Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos. 24 Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe. (Isaías 21-24 ACF)

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. (João 7:24 ACF)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10 ACF)

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Efésios 1:3-10 ACF)

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, 9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; (2 Timóteo 1:7-10 ACF)


Observe a conduta de muitos no catolicismo: famílias bem constituídas, maridos e mulheres exemplares, filhos criados na moral e bons costumes. Comparecem à missa todos os domingos, têm uma vida honesta, e são exemplos para muitos quanto ao modo de viver. Mas não adianta nada, pois estão entregues a uma religião impura e abominável, que não leva à salvação, que prega adoração a imagens e santos e “virgem maria”, que pratica métodos pagãos incorporados durante séculos.
Veja como procedem alguns mórmons e testemunhas de Jeová. Também disciplinares quanto à aparência e boas obras, mas sem salvação segundo o evangelho de Deus, entregues a práticas e costumes que não conduzem à salvação eterna.
Note também o comportamento de muitos adventistas. Exemplares em seu modo de vida, mas debaixo do jugo da lei. Preferem se colocar sob a escravidão da lei, sendo que nenhum homem será justificado perante Jesus Cristo quanto às obras da lei.

1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gálatas 5:1-4 ACF)

E há os que se colocam debaixo de pregação herética dos falsos pregadores, mercenários, cães e lobos ferozes, que infestam os canais de tv e as rádios de nosso país.
E há os que estão debaixo do jugo da escravidão em muitas igrejas evangélicas, aceitando bíblias falsificadas, a satânica música gospel, a desordem nos cultos, a “santificação” de pastores e pastoras cujas palavras são seguidas à risca e se sobrepõem à Palavra de Deus.
E cito também o espiritismo, a maçonaria, as religiões orientais, suas boas obras de caridade, suas atitudes “santas e louváveis” em comparação quanto ao restante do mundo. Não adianta nada!
E de nada adianta, se a sua salvação não for única e exclusivamente centrada em Jesus Cristo. E de nada adianta, se não se arrepender sinceramente de seus pecados, e reconhecer a sua condição de miserável pecador, e crer somente em Jesus Cristo. Pois fora Dele não há salvação. Não adianta nada as suas obras perante Deus: elas são imperfeitas e não conduzem o homem ao caminho da salvação. São apenas para satisfação da carne, para justificar o homem perante a si mesmo e aos outros.
E ainda se falasse a língua dos anjos, desse toda a sua fortuna para os pobres, entregasse seu corpo para ser martirizado, tivesse conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, e dom disso e dom daquilo, de nada adiantaria, se não tiver o amor de Jesus Cristo em você. (I Coríntios 13 ACF)

20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (Colossenses 2:20-23 ACF)

Lembra-se dos dois malfeitores pregados na cruz, um de cada lado de Jesus Cristo? Os dois estavam blasfemando contra Jesus, conforme Mateus 27:44 ACF e Marcos 15:32 ACF. Mas, de repente, um deles começou a repreender o outro, para que parasse de praguejar. E reconheceu que o que estava recebendo era um castigo justo e merecido, mesmo que duro e implacável demais aos nossos olhos a aos dele. Não pediu a Jesus Cristo que o tirasse dali e o aliviasse das dores terríveis que estava sentindo. Simplesmente pediu que Jesus se lembrasse dele quando entrasse em Seu reino. E recebeu a resposta mais maravilhosa que uma pessoa pode receber ainda em vida:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43 ACF)

Não foi justificado pelas suas obras, pois estava recebendo o castigo da época pelos seus feitos. Nem o poderia ser, pois as obras não salvam. Nem confiou em si mesmo, nem tentou se lembrar de alguma coisa boa que tenha feito durante o decorrer de sua vida para se justificar por ela. Foi justificado pela fé em Jesus Cristo.

4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. (Romanos 4:4-8 ACF)
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. (Romanos 11:6 ACF)


Se estiver congregando em uma igreja que está partindo para as modernas técnicas de pregação e culto, dando mais importância ao carnal do que ao espiritual, praticando doutrinas de homens e de demônios. E se não voltarem para o primeiro amor, saiba que será perseguido se mantiver firme o propósito de não aceitar as espúrias práticas em que muitas estão caindo.
Se caminhar para a direita, lhe perguntarão porque não foi para o outro lado. Se for para a esquerda, será advertido porque não foi para a direita. Se caminhar depressa dirão que está indo rápido demais, e se for devagar falarão que é lento. Se acordar cedo será acusado de trabalhar demais, e se acordar tarde é um preguiçoso.
Será perseguido onde justamente não deveria ser. Assim como o apóstolo Paulo foi perseguido e se defendeu quando era acusado por alguns (1 Coríntios 9 ACF, 2 Coríntios 3:1 ACF, 2 Coríntios 11 e 12 ACF). Pois procuravam o mínimo defeito nele para o acusarem de algo que o pudesse denegrir perante os outros, batalhando assim contra a Vontade de Deus e contra os Seus escolhidos. Para que pudessem ter domínio sobre a igreja e inserir encobertamente heresias de perdição.
Tendo comichão nos ouvidos, farão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências, voltando às fábulas e à inutilidade de mandamentos que são preceitos de homens.
Ou então procure uma igreja sadia, cujo pastor prega a sã doutrina, cujo culto seja em ordem e sem heresias e modernidades. Cujos membros sejam verdadeiros salvos em Jesus Cristo, que não se conformam com esse mundo e nem com as suas loucas concupiscências. Verdadeiros salvos por Deus em Jesus Cristo. Somente em Jesus Cristo. Pois em nenhum outro há salvação.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6 ACF)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12 ACF)
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5 ACF)

19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:19-23 ACF)


Paulo Cesar Semblano da Costa - 23/04/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário