quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Vaticano e o dominus iesus

O VATICANO E O DOMINUS IESUS

Conforme notícia veiculada onde moro, no dia 07/07/2007 (que data mais estranha!!!), “O Vaticano pretende divulgar um documento reiterando que a única igreja de Cristo é a Igreja Católica e, com isso, confirmará a declaração “Dominus Iesus” do ano 2000, que provocou fortes polêmicas no mundo cristão.”

Eis o que aprendi quando estive num seminário católico por 9 meses no início da década de 80:

1) Deus deu apenas o pontapé inicial para criar o mundo. Agora é nossa responsabilidade cuidar dele, pois Deus não mais interfere.

Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece? (Isaías 29:15 ACF)

Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O SENHOR não nos vê; o SENHOR abandonou a terra. (Ezequiel 8:12 ACF)


E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Hebreus 4:13 ACF)

2) A conversão do apóstolo Paulo não foi conforme está escrito em Atos, mas ele se converteu aos poucos, à medida que via o sofrimento dos cristãos e a brutalidade de seus perseguidores.

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (Atos 9:3-5 ACF)

3) Moisés atravessou o Mar Vermelho numa parte seca durante uma determinada estação do ano, já que ele conhecia a região. Os egípcios não puderam atravessar, pois o mar havia retornado.

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios. E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. (Êxodo 14:21-26 ACF)

4) Falava-se muito em oração mística, que Deus está em todas as pessoas e em todos os lugares, que Deus se manifestou de outras formas que não está na Bíblia: Tupã para os índios, Alá para os muçulmanos. Pregava-se muito a salvação pelas obras, e que seríamos julgados e salvos conforme nossa consciência pelos nossos atos.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (João 1:12-13 ACF)

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:23-26 ACF)

Isso sem contar as abominações demoníacas que são ensinadas, como o culto satânico e terrível da “Virgem Maria”, um adoração antiga e desprezível da “rainha dos céus”, condenado por Jeremias no capítulo 7:18 “Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.” e no capítulo 44.

O catolicismo encampou tudo de ruim que havia no farisaísmo, e absorveu várias práticas pagãs de muitas religiões durante o decorrer dos séculos, deformando completamente desde o seu início o evangelho de Jesus Cristo, com claras intenções.

Praticam o nicolaísmo ao afirmarem que o sacerdote é o único que pode interceder entre os homens e Deus, dominando as mentes e os corações de muitos milhões com as suas práticas heréticas, pagãs e demoníacas, enganando-os e levando-os ao caminho da perdição e da morte eterna.

Conforme o site http://www.cacp.org.br/igreja%20de%20efeso.htm, “Nicolaíta em grego é composto de duas palavras: “Nikao” que significa “Conquistar” e “Laos” que significa “Povo Comum”. Então Nicolaítas vem a ser: “Aquele que conquista ou domina o povo comum ou leigo”. A conduta de elevar-se sobre e acima dos crentes comuns como uma classe mediadora é o que o Senhor detesta; é algo ser repugnado.”

Há também uma outra definição no site http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070519142251AA5hIQr&show=7: “Também o termo nicolaítas significa: dominadores do povo; clero organizado, manipulador. São os profissionais que prendem a liderança leiga e não permitem que outros despontem; sufocam os menos privilegiados e alimentam a mediocridade. Eram praticantes de uma seita que estimulava a imoralidade sexual e outros ensinos errôneos.”

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. (Apocalipse 2:6 ACF)

Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. (Apocalipse 2:15 ACF)

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. (Apocalipse 18:4:5 ACF)

É preciso também fazer também uma reflexão quanto ao procedimento de muitas e muitas igrejas ditas evangélicas, que praticam o mesmo descrito em Apocalipse 2:6 e 2:15, afora outras abominações.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (Isaías 5:20 ACF)

Segue o restante do artigo do site http://www.cacp.org.br/igreja%20de%20efeso.htm: “No Velho Testamento havia os sacerdotes (judaicos) os quais eram estabelecidos para intercederem pelo povo e representá-los diante de Deus, mas isso não agradava o Senhor. Deus não queria só alguns na Sua presença e sim todos (Ex.19:6; Ap.1:6; Hb.10:19-22). No Novo Testamento, com a morte do Senhor na cruz, fez-se um Reino de Sacerdotes para reinar em perfeito sincronismo com Deus. Mas será que vemos isso? Referindo-se a Igreja Católica Romana, os membros não realizam nada na Igreja, só o Clero pode fazer e operar no meio do povo. Os católicos trouxeram a velha prática dos sacerdotes do Velho Testamento ou , como foi chamado na carta à Igreja de Éfeso, obra dos nicolaítas. E em nossas Igrejas está sendo diferente? A verdade é que em quase todas as Igrejas evangélicas os membros fazem cada dia menos, deixando tudo nas costas do pastor, transformando-o em um nicolaíta. Deus não quer que nós os pastores ocupem o lugar dos sacerdotes judaicos, nem o lugar dos padres católicos. Como pastores devemos exercer o nosso ministério, que tem como propósito instruir cada cristão a seguir o caminho e buscar por si mesmo o Senhor. Creio que fazendo assim teremos uma Igreja viva e atuante. Meu irmão exerça seu papel de cristão e seja um órgão vivo no corpo de Cristo.”

Quanto à notícia propriamente dita, floresce novamente a tentativa do catolicismo de ser o único e fiel “defensor da palavra”, como se auto-intitulam. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:20 ACF) O rastro de sangue que deixou durante séculos, e a perseguição com torturas e morte aos que não aceitavam a sua imposição, identifica claramente quem é o pai dessa religião, que possui um domínio religioso e econômico muito forte no mundo. Claro, é do mundo.

Vejamos o que a Bíblia diz a esse respeito:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12 ACF)

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1 Pedro 5:1-4 ACF)

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2 Pedro 2:1-3 ACF)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5 ACF)

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6 ACF)

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Apocalipse 22:13-15 ACF)

A palavra de Deus não é possessão de homem nenhum, somente do Deus triúno. Somente em Jesus Cristo somos justificados perante Deus, mediante o seu sacrifico perfeito, único e eterno, feito uma só vez, para sempre, por toda a eternidade.

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. (Hebreus 9:11-15 ACF)

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. (Hebreus 9:24-28 ACF)

Paulo Cesar Semblano da Costa 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário